A obra para recuperação do aterro da PR-492, em Tamboara, no Noroeste, está quase finalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). No trecho, que fica na faixa de domínio do km 12 da rodovia, ocorreu um processo de erosão devido às fortes chuvas que atingiram a região no ano passado, ocasionando a abertura de uma cratera ao lado da pista, no sentido Paranavaí. Com os reparos, será solucionado um problema recorrente no aterro, que já havia sofrido com deslizamentos em 2016.
Uma nova galeria de concreto construída no trecho já está finalizada. Agora, estão sendo concluídos os dispositivos de drenagem e obras de arte correntes e a terraplanagem do local. Na sequência, será finalizado o plantio de grama sobre o novo aterro.
Os serviços devem ser concluídos nos próximos 30 dias. A previsão de entrega era para o fim de janeiro, mas o pequeno adiamento correu devido às chuvas que atrasaram o andamento de algumas operações para implantação da nova galeria.
O investimento do Governo do Paraná na obra é de R$ 853.030,79. Para dar mais agilidade na recuperação do aterro, foi executada uma contratação emergencial, sanando os riscos de rompimento do pavimento, uma vez que a erosão se aproximou muito da pista, e garantindo maior segurança aos usuários.