Obras de duplicação na BR-277 em Guarapuava ultrapassam 70% de conclusão

Além da duplicação da rodovia, projeto prevê construção de vias marginais no trecho urbano, implantação de novas trincheiras, viaduto, pontes, passarelas e revitalização da iluminação pública. O investimento é de aproximadamente R$ 77,7 milhões do Governo do Estado.
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13/12/2022 - 12:20

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Os trabalhos de duplicação e melhorias do trecho urbano da BR-277 em Guarapuava, na região Central do Paraná, avançaram nas últimas semanas e chegaram a 71,5% de execução. O projeto, que recebe investimento de aproximadamente R$ 77,7 milhões do Governo do Estado, contempla a duplicação e construção de duas vias marginais em um trecho de quase quatro quilômetros, além de trincheiras, um viaduto, três pontes, duas passarelas e a revitalização de 12,2 quilômetros de iluminação pública.

As intervenções são feitas por uma empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que também é responsável pela fiscalização das obras. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no primeiro semestre de 2023.

Em outubro, foram concluídas as obras de duplicação dos 45 metros de extensão do viaduto da Avenida Manoel Ribas, principal via de acesso à Guarapuava, no entroncamento com a PRC-466. A estrutura facilita a ligação de um lado a outro da cidade, em uma região com recorrentes congestionamentos.

No início de novembro, o DER/PR liberou o tráfego nos dois sentidos da pista principal da rodovia devido a conclusão da maior parte da nova trincheira da Rua João Fortkpamp. Os trabalhos se concentram agora na parte inferior da estrutura, que ligará as ruas João Fortkamp e Campo Grande por baixo da BR-277.

A trincheira de acesso ao Aeroporto de Guarapuava também está concluída, faltando apenas a pavimentação da rodovia sobre ela. Duas das três pontes previstas foram finalizadas e a última será implantada após a demolição da antiga estrutura existente.

PISTA DUPLA – As obras de duplicação estão agora na fase de pavimentação, concentradas entre os quilômetros 345 e 349, incluindo a pavimentação das marginais em ambos os lados da rodovia. Nas pistas principais, serão duas faixas de tráfego em cada sentido, com uma faixa de segurança central, equipada com barreiras de concreto New Jersey, de alta resistência, além de acostamentos.

Também estão em execução uma trincheira ligando a Avenida Professor Pedro Carli e a Avenida Beira Rio, no km 345, duas passarelas para travessia de pedestres e ciclistas, nos km 345 e 349, e a implantação de postes de iluminação do km 337 ao km 350.

DUPLICAÇÃO ATÉ PITANGA Além dessa obra, feita com recursos do Estado, o Governo do Paraná também obteve a aprovação de um novo financiamento para duplicação da PR-466 de Guarapuava até Pitanga. Os projetos de dois segmentos serão entregues até o começo de 2023 ao DER para análise e revisão e posterior publicação do edital de licitação para início das obras em alguns dos trechos.

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