As obras para ampliar a produção, tratamento e distribuição de água em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, estão entrando na fase de conclusão em novembro. Dois módulos de tratamento foram instalados ao lado da estação de tratamento de água (ETA) no bairro Santana, aumentando o volume de água produzido em 26%.
A adutora de 1,1 km que interliga a estrutura no Rio das Pedras até a ETA também amplia a captação.
Para aprimorar todo o sistema, a Sanepar executou cerca de 25 km de redes de distribuição pela cidade, fez reforço e setorização das redes já existentes e melhorias no controle de pressão e vazão.
“Da atual média de 370 litros por segundo saltamos para 470 l/s. Isso atende com tranquilidade a demanda que a cidade tem, inclusive em dias de altíssimo consumo”, diz o gerente da Sanepar na região de Guarapuava, Adão Alisson Slompo.
As obras em conclusão e planejadas praticamente dobram a capacidade do sistema de produção. Até 2027 mais um módulo de tratamento será implantado junto à ETA Vila Santana.
Todos os investimentos previstos e com verba já assegurada preparam o sistema de distribuição de Guarapuava para o crescimento da cidade num horizonte de 30 anos.