A Sanepar prepara o Litoral para receber veranistas na temporada de verão que se aproxima. Com reforço na estrutura de abastecimento de água, a empresa está executando novas adutoras (tubulações de grande porte) e reservatórios que ampliam a capacidade de transporte, armazenamento e distribuição da água para os balneários paranaenses.
Ainda neste mês de outubro será concluída uma adutora que vai levar água da Estação de Tratamento de Matinhos até o Centro de Reservação Caiobá. Com extensão de 2,5 quilômetros, o novo sistema vai transportar 70 litros de água por segundo. Até dezembro, um novo ramal, com seis quilômetros, aprimora o abastecimento em Pontal do Paraná, melhorando a distribuição aos balneários de Ipanema e Atami.
Essas obras se somam às de ampliação da capacidade de reservação, concluídas em 2019, como a recuperação estrutural do Reservatório Central de Guaratuba, a instalação de dois novos reservatórios em Pontal, com capacidade total de 3 milhões de litros, e a recuperação dos reservatórios de Praia Grande e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) de Matinhos. No biênio 2019/2020, a Sanepar está investindo cerca de R$ 14 milhões nos sistemas de água no Litoral do Paraná.
ALTA PRODUÇÃO – As obras já concluídas, em execução e programadas até o final do ano, melhoram substancialmente a estrutura de abastecimento de água no Litoral, que na temporada recebe uma população flutuante com aumento de consumo quase três vezes maior do que o normal.
A produção média de água no Litoral é de 36,5 milhões de litros por dia durante nove meses do ano. Na temporada de verão, a produção média tem um acréscimo de 58%, com 57,7 milhões de litros por dia. Mas em algumas datas, como na virada do ano, o recorde de produção já chegou a 93,2 milhões de litros.