Obras da Sanepar no município de Doutor Camargo somam mais de R$ 6,4 milhões

Recursos estão ampliando sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Com estas obras o índice de cobertura com o serviço de coleta e tratamento de esgoto passará de 41% para 70% da população urbana.
Publicação
16/05/2022 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está ampliando os serviços de coleta e tratamento de esgoto e de abastecimento de água em Doutor Camargo, no Noroeste do Estado. Os investimentos são de mais de R$ 6,4 milhões e todas as obras estão em fase final.

A rede de esgoto está sendo levada para bairros como Conjunto Mutirão 5, Jardim América, Jardim Nova América, Jardim Santa Clara e Loteamento Bela Vista e beneficiará cerca de 870 famílias. Estão em implantação mais de 17.400 metros de tubulações, entre rede coletora, interceptor e linha de recalque, além da construção de uma estação elevatória.

Com estas obras o índice de cobertura com o serviço de coleta e tratamento de esgoto passará de 41% para 70% da população urbana. “Estamos investindo cada vez mais na universalização do serviço de esgotamento sanitário, alinhados às políticas públicas do saneamento. No caso de Doutor Camargo superaremos os 65%, que, por contrato, deveriam ser atingidos apenas em 2025”, destacou Vitor Gorzoni, gerente regional da Sanepar em Maringá.

Ele lembra que a Sanepar não implanta um metro sequer de rede coletora sem que haja toda uma estrutura para tratar 100% do que será coletado. “A estação de tratamento de esgoto de Doutor Camargo já está preparada para receber este aumento de volume coletado”, disse.

TECNOLOGIA – Heitor Manoel Rosa mora no Jardim América, na Rua Canadá, e acompanhou de perto a implantação da rede coletora de esgoto em frente ao seu imóvel. Chamou a sua atenção o equipamento Navigator, que viabiliza a cravação de tubulação sem a necessidade de abertura de valas. Heitor conta que já viu fazer obra “rasgando” todo o pavimento. “Aqui, eles passam o PVC e não estraga o asfalto, que já tá feito, e cortam só um pouco a calçada para passar o tubo”, disse.

Eunice Pinto Lima mora na esquina das ruas Roberto Carlos e Canadá e também acompanhou de perto a obra da Sanepar. A moradora elogiou os trabalhadores que estão executando a rede, na calçada do seu imóvel, que explicaram para ela e o marido que não será necessário a retirada das flores cultivadas por eles num canteiro.

MAIS ÁGUA – A Sanepar também está ampliando a capacidade de reservação do sistema de abastecimento de Doutor Camargo e finalizando a construção de um reservatório apoiado em concreto armado, com capacidade de 450 mil litros. A obra abrange ainda uma nova elevatória de água tratada e 5 mil metros de rede de distribuição. Isto significa um incremento de 112% na capacidade do sistema.

GALERIA DE IMAGENS