A Sanepar prevê finalizar até o fim de novembro as obras de substituição de rede de água na região central de Toledo, no Oeste do Paraná. São quatro mil metros de tubulações que atenderão aos novos edifícios projetados para esta região da cidade.
“As novas tubulações aumentarão a vida útil das estruturas e vão melhorar o sistema de distribuição de água para toda a cidade”, afirma o gerente regional da Sanepar, Eduardo Arrosi.
A empresa está utilizando tubos de PEAD (polietileno de alta densidade), material mais resistente que os de PVC (policloreto de vinila). O assentamento está sendo feito pelo método não-destrutivo que diminui bastante os transtornos na região de comércio. Neste método, são construídas valas do tipo "cachimbo" de 100 em 100 metros e as tubulações são colocadas sem a necessidade de abrir a rua inteira.
- Obras da Sanepar ampliam em 90% a produção de água em Califórnia
- Sanepar conquista 1º lugar de inovação no setor de Infraestrutura em ranking
Em razão da complexidade do sistema, que tem estruturas implantadas na década de 1970, na execução da obra surgiram várias interferências como tubulações de esgoto e galerias de água pluvial fora do padrão. Nestes casos, a Sanepar aproveitou para regularizar e padronizar as tubulações.
“Mesmo com essas interferências, está mantido o cronograma de conclusão da obra no fim deste mês,” explica Arrosi. Após a finalização, o asfalto será refeito obedecendo os mesmos padrões anteriores.
NOVA ADUTORA – A Sanepar também está concluindo a implantação de uma nova adutora de água in natura localizada entre a Estação Elevatória do Parque dos Pioneiros e a Estação de Tratamento de Água. Com investimentos de R$ 1,5 milhão, essa tubulação também será de PEAD e terá 1.610 metros e diâmetros de 500 e 560 milímetros. A estrutura transporta 37% da água fornecida pela Sanepar em Toledo.