O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, esteve em Londrina nesta quinta-feira (30) nas obras da Cadeia Pública, que estão sendo finalizadas e têm previsão de entrega para novembro. A nova unidade vai disponibilizar 752 novas vagas para o sistema prisional da região Norte. O investimento é de R$ 18 milhões, oriundo do governo estadual e federal.
Diversas obras para ampliação da estrutura do Departamento Penitenciário (Depen) estão em andamento no Estado. A visita serve para acompanhar o avanço dos trabalhos, a fim de que os prazos sejam cumpridos e as obras sejam entregues em conformidade com os projetos.
- Operação Mata Atlântica em Pé aplicou R$ 15,6 milhões em multas
- Departamento Penitenciário teve setembro dedicado à saúde mental
“É muito importante estar no local para acompanhar os trabalhos, que estão intensos. Aqui na Cadeia Pública de Londrina as obras já estão em fase de acabamento, o que vai possibilitar que a unidade seja entregue o mais rápido possível ao Depen, proporcionando mais vagas ao sistema penitenciário para melhoria da segurança dos paranaenses, além de melhores condições de trabalho aos nossos agentes penitenciários”, afirmou.
A parte estrutural já está finalizada. Além dos compartimentos para o alojamento dos presos, o local também possui espaços para aulas, pátio de visitas, ambientes para trabalho e também recintos especiais para o tratamento penal, que compreende atendimento psiquiátrico, psicológico e de enfermagem, entre outros.
A Cadeia Pública de Londrina é um dos espaços que vai receber presos que estão em carceragens de delegacias. Também estão em obras as Cadeias Públicas de Ponta Grossa, Guaíra, Foz do Iguaçu e Curitiba.