A duplicação da PR-323 em Doutor Camargo, na região Noroeste, entrou em uma nova fase esta semana, com o bloqueio da pista central para os trabalhos de execução de um viaduto. O tráfego está sendo desviado pela pista lateral do trevo no local, e o acesso ao município está sendo feito pela Rua Benjamin Lopes da Silva, próximo a uma instalação da C. Vale Cooperativa Agroindustrial.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), responsável pela obra, fez toda a sinalização vertical e horizontal do local, orientando os condutores sobre as mudanças. O tráfego segue normal pelo restante do trecho, com interrupções ocasionais devido ao andamento dos serviços.
A obra está sendo realizada no km 174+620, na entrada do município para quem vem de Maringá, e irá substituir o trevo atual, com o viaduto passando por cima da rodovia e ligando a PR-551 e a Estrada Bandeirantes.
A interseção será do tipo diamante, com uma entrada e uma saída à direita da pista central, em ambos os sentidos da rodovia. Para isso, serão executadas vias marginais nos dois lados da PR-323, com pista de rolamento de 4,50 metros em sentido único, espaço para estacionamentos com 2,50 m de largura, e passeios para os pedestres.
A duplicação, um investimento de R$ 38.363.237,07, tem início no km 174,2, em Doutor Camargo, e segue até o km 180,5, uma extensão total de 6,3 quilômetros. Será executada uma pista com largura de 7,20 m (duas faixas de rolamento de 3,60 m, em sentido único), acostamentos externos de 2,50 m, e faixa de segurança interna de 1 metro. A nova pista é paralela e separada da existente por um canteiro central de 6 metros de largura.
Entre o km 178 e o km 180 também será executado um ponto de retorno para quem vem de Doutor Camargo e precisa retornar ao município.
A obra está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).