Novo poço incrementa em 20 mil litros de água por hora o abastecimento de Astorga

A Sanepar e a prefeitura de Astorga entregaram mais uma unidade de produção de água para contribuir com o abastecimento dos moradores da cidade. O novo poço entrou em operação na sexta-feira (04), ampliando 8% a capacidade de captação e tratamento de água do sistema.
Publicação
07/04/2025 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar e a prefeitura de Astorga entregaram mais uma unidade de produção de água para contribuir com o abastecimento dos moradores da cidade. O novo poço entrou em operação na sexta-feira (04), ampliando 8% a capacidade de captação e tratamento de água do sistema.

A cidade, localizada na região Noroeste do Estado, conta com outros seis poços em operação que foram instalados ao longo dos anos. As alterações climáticas têm afetado o sistema, com redução da vazão de água nos poços. Por esta razão, a Sanepar decidiu colocar em operação esse novo poço.

As obras de interligação realizadas em cerca de 15 dias demandaram recursos de R$ 300 mil. O poço, que está localizado na área central da cidade, junto do reservatório elevado, deu incremento de 20 mil litros de água por hora. Esse volume deve atender a demanda atual da cidade e pelos próximos anos.

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, explicou que essa ampliação visa dar segurança operacional ao sistema de abastecimento da cidade. “Com a produção ampliada podemos aumentar o volume de reservação, mantendo o sistema em operação e garantindo o fornecimento de água em eventuais paradas emergenciais como rompimentos de redes, falha em equipamentos ou falta de energia, e também nas paradas programadas para melhorias do sistema”, afirma.

A prefeita Suzie Aparecida Pucillo Zanatta se mostrou satisfeita com a agilidade e trabalho das equipes da Sanepar em atender à reivindicação da cidade para ter o abastecimento contínuo. “Quando há parcerias, temos grandes realizações. E é isso que estamos vendo aqui hoje. Parabéns a toda equipe, à todos que trabalharam, lutaram e uniram forças para termos mais água para a população”, disse.

A cidade tem cerca de 245 mil metros de tubulações que transportam a água para abastecer os mais de 9,5 mil imóveis da área urbana atendidos com água tratada.

GALERIA DE IMAGENS