Novo lote de fubá em sacas é embarcado no Porto de Paranaguá

Produto abre tendência para embarque de outros itens alimentícios em sacas, na modalidade conhecida como break bulk ou carga geral. São 247.200 sacas, de 25 quilos cada, que têm como destino a República Democrática do Congo.
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03/03/2021 - 12:14

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Um novo lote de 6.180 toneladas de fubá é embarcado pelo Porto de Paranaguá, esta semana. São 247.200 sacas, de 25 quilos cada, que têm como destino o Porto de Matadi, na República Democrática do Congo. Esta é a segunda operação de embarque da farinha de milho nessa modalidade, conhecida como break bulk ou carga geral.

“O Porto de Paranaguá é reconhecido pela qualidade dos operadores e da mão de obra que trabalham com o segmento de carga geral, em que a mercadoria é transportada solta ou em fardos, direto no porão de navio”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Segundo ele, produtos alimentícios como o fubá geralmente são exportados em contêineres por Paranaguá. “Por isso, chama a atenção quando o embarque é realizado nessa outra modalidade. No ano passado, no final de março, fizemos o primeiro embarque de fubá e, pelo jeito, abriu-se um novo mercado”, completa Garcia.

OPERAÇÃO - A empresa responsável pelo carregamento no Porto de Paranaguá é a Marcon. De acordo com o diretor comercial, Patrick Ferreira Tavares, o fubá embarcado veio de Rio Verde (Goiás) e Apucarana (Paraná).

“A operação anterior, em 2020, abriu mercado não apenas para o fubá na modalidade break bulk, como também para o embarque de outros produtos alimentícios que geralmente são exportados em contêineres, como feijão em saca, por exemplo, sobre o qual já fomos consultados”, disse Tavares.

Segundo ele, os efeitos da pandemia no preço dos fretes em contêineres para o embarque desses alimentos é o que tem feito alguns exportadores migrarem para o embarque direto no porão do navio. “A modalidade movimenta uma infraestrutura enorme na cidade e gera mais empregos e renda, pois exige mais mão-de-obra”, explica o diretor.

NAVIO – Além do fubá, o navio Sun Aquamarine também levará 22.800 toneladas de açúcar – em 456.000 sacas de 50 quilos cada. O produto tem origem no Estado de São Paulo e vai para o mesmo importador africano.

CONTÊINERES – Em 2020, a Marcon exportou 8 mil contêineres carregados de feijão pelo Porto de Paranaguá. De Fubá, a empresa embarcou 2.316 unidades, em 2020, e 78 já este ano.

“Seguimos exportando o fubá e outros produtos alimentícios, em sacas, nos contêineres. No caso da farinha de milho, é um produto que movimenta todos os meses, o ano todo”, afirma Patrick.