O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou os trabalhos no projeto do novo Trevo Catuaí, em Maringá, no Noroeste. O valor da obra é de R$ 49 milhões.
Com contrato assinado e ordem de serviço emitida, estão sendo realizados os ensaios de sondagem e retiradas amostras de solo no local da futura obra. Estes serviços são necessários para definir as dimensões das estruturas de contenção do viaduto, que será executado no entroncamento da BR-376 com a PR-317 e a Avenida João Pereira. O solo será recomposto na sequência.
Outras frentes de trabalho estão levantando a topografia do local, bem como analisando os anteprojetos geométricos e de desapropriações.
Esta etapa tem duração prevista de até 150 dias (cinco meses), contemplando a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra, com os serviços de implantação do viaduto iniciando a partir do sexto mês, com prazo de 570 dias (19 meses). A obra deve ser concluída em setembro de 2025.
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TREVO – A obra vai substituir o atual Trevo do Catuaí, nas proximidades do Shopping Catuaí, por uma interseção em desnível, que receberá o nome Divanir Braz Palma. A BR-376 será rebaixada, incluindo a implantação de duas passagens superiores, ligando a PR-317 e a Avenida João Pereira, que servirão como uma rotatória para acessar vias municipais e comércios locais. Estão previstas ainda duas passarelas para pedestres e vias marginais na BR-376.
O local é um dos principais pontos de congestionamento no município atualmente, com tráfego local, tráfego de longa distância e acessos a grandes empreendimentos comerciais concentrados na mesma interseção em nível, considerada um ponto crítico da Avenida Colombo, denominação municipal para o trecho urbano da BR-376 em Maringá.