O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, vai aproveitar o ambiente e a efervescência de debates e atividades da Semana Paraná Faz Ciência para lançar o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) - Memória e Inovação. Os principais objetivos deste novo arranjo são implantar uma plataforma de produção e disponibilização de objetos digitais, agilizar processos de digitalização e realizar a varredura laser fotogramétrica 3D de ambientes de Museus e Centros de Documentação, para virtualizar esses espaços.
A Semana Paraná Faz Ciência, o maior evento científico do Estado, acontece de segunda a sexta-feira (7 a 11 de outubro), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O lançamento do Napi - Memória e Inovação será terça-feira (8), às 8h30, no Anfiteatro Ney Marques. A solenidade também será transmitida remotamente por meio dos canais no Youtube da Universidade Virtual do Paraná e da Araucária.
Na Semana, a Fundação Araucária também vai promover a II Mostra dos NAPIs, que contará com a participação de 16 Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação. A Mostra acontecerá entre terça e sexta-feira (08 a 11) nos estandes da Fundação. O intuito é expor à comunidade científica os principais resultados e iniciativas dos projetos já implantados ou em execução.
A Semana Paraná Faz Ciência é organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária e Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em colaboração com várias Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Paraná.
A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto que busca popularizar a ciência por meio de diversas atividades realizadas em todo o Brasil. A programação completa do Paraná Faz Ciência 2024 está disponível no site oficial do evento.