As plataformas pantográficas elétricas contratadas pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná começam a ser utilizadas nesta sexta-feira (18) durante os shows realizados em Matinhos e Pontal do Paraná. A iniciativa integra o Verão Maior Paraná e busca garantir segurança e tranquilidade para moradores e turistas durante a alta temporada no Litoral.
Os equipamentos, que alcançam até 10 metros de altura, serão usados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros para monitorar as áreas com maior concentração de público e garantir respostas rápidas em situações de emergência. Eles se somam a drones e câmeras de alta resolução já utilizadas para monitoramento das pessoas durante os shows.
“Quem for curtir os shows e eventos no Litoral vai contar a partir dessa semana com uma estrutura de segurança reforçada. Estamos trabalhando para que todos aproveitem com tranquilidade e confiança. Até o momento não tivemos grandes ocorrências e vamos garantir que as apresentações aconteçam com muita tranquilidade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
Seis plataformas foram locadas para o período de dois meses, sendo quatro destinadas à Polícia Militar e duas ao Corpo de Bombeiros. Os equipamentos, contratados por meio de dispensa de licitação, representam um investimento de R$ 62 mil e serão utilizados em ações preventivas e de emergência durante os eventos do Verão Maior Paraná.
Para o Corpo de Bombeiros, as plataformas serão essenciais também para atividades como monitorar banhistas, identificar situações de risco e atuar em emergências, como corte de árvores em áreas críticas.
“Essas plataformas são ferramentas estratégicas que ampliam nossa capacidade de proteger vidas e agir rapidamente em situações que exigem atenção imediata, especialmente em locais lotados”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.
Já para a Polícia Militar, os equipamentos reforçarão o policiamento ostensivo e o controle de multidões em shows e eventos com grande público. “As plataformas permitem um monitoramento privilegiado, aumentando nossa eficiência no controle de multidões e na manutenção da ordem pública. Isso é fundamental para garantir um ambiente seguro para todos”, afirmou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.
- Drones tecnológicos com sinais de alerta já realizaram 96 patrulhas no Litoral
- Para curtir numa boa: 10 dicas de segurança para ver os shows do Verão Maior Paraná
SHOWS – Após um primeiro final de semana com shows lotados e que atraíram 300 mil pessoas, a programação do Verão Maior Paraná continua nesta sexta-feira e sábado (17 e 18) com muito sertanejo e a mistura do samba com diversos estilos musicais. Serão quatro shows no segundo de sete finais de semana repletos de muita música para moradores, turistas e veranistas do Litoral do Estado.
O cantor Gustavo Mioto, de apenas 27 anos, é quem abre a agenda em Matinhos, na sexta, a partir das 21h30. Uma das principais revelações do sertanejo atual, Mioto conta com uma base forte de ouvintes, com cerca de 12 milhões mensais apenas em uma plataforma de streaming.
Já no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná, também a partir das 21h, a dupla Guilherme & Santiago é quem abre o segundo final de semana de shows. Sucesso do sertanejo desde a década de 1990 e considerados uma das melhores duplas do gênero do Brasil, os irmãos goianos acumulam milhões de ouvintes nas plataformas digitais e prometem um show regado a hits.
No sábado Guilherme & Santiago se apresentam em Matinhos e o grupo Sambô toca em Pontal do Paraná. Formada no interior de São Paulo, a banda está em atividade desde 2003, sendo reconhecida por misturar em seu repertório hinos do samba.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.