Na semana do Carnaval, a agenda cultural do Governo do Paraná traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para espetáculos, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) abriu duas novas exposições. A primeira é a mostra coletiva "Somos Este Tipo de Gente", em exibição na Sede Adalice Araújo. A segunda é a exposição individual de Guita Soifer, "A Trama Intrincada do Tempo", em cartaz na sala 09 do MAC no MON. As duas prometem atrair grande público.
Além disso, Museu Casa Alfredo Andersen, Museu Paranaense, Museu da Imagem e do Som do Paraná e Museu Oscar Niemeyer seguem com diversas mostras em cartaz para visitar e aproveitar durante o feriado de Carnaval.
Na próxima semana, o Teatro Guaíra recebe a Orquestra Novva, sob regência do maestro Gabriel Hermes, que apresenta o Concerto para Piano n.º 2, de Sergei Rachmaninoff, com a pianista Simone Leitão, que promete emocionar o público com sua técnica impecável e expressividade profunda.
E ainda tem samba no pé em todo o Paraná, com marchinhas e muita música. Curitiba tem o Zombie Walk, tradicional desfile de “mortos-vivos” e personagens do gênero de terror, que chega a sua 16ª edição. O desfiles na Rua Marechal Deodoro com dez escolas de samba – cinco do Grupo Especial e cinco do Grupo de Acesso – será no sábado e domingo.
No município de Antonina acontece uma das festas mais tradicionais do Paraná. O Carnaval da cidade tem blocos, fanfarras, bailes e atrações musicais. No sábado e domingo acontecem desfiles de blocos carnavalescos tradicionais, escolas de samba, trios elétricos e bailes. Enquanto na segunda e na terça-feira a programação conta com bailes adultos e infantis, corridas, concursos de fantasias e grandes shows de artistas nacionais.
Em Guaratuba, de 28 a 4 de março, quatro palcos estarão espalhados pela Avenida 29 de abril, com música e festa. Enquanto a Praça dos Namorados vai ser palco de uma extensa programação no sábado, com o Boi de Mamão, Grupo de Violeiros, ensaios abertos de escolas de samba, apresentações de capoeira, projetos sociais, DJs e demais apresentações. A festa no município encerra na terça-feira, com o Carnaval infantil no Palco Sunset, a partir das 16h.
No Norte do Paraná, em Londrina, acontece o desfile do “Bloco Vê Se Pode”, no Parque de Exposições Ney Braga, no dia 03 de março. Ponta Grossa, nos Campos Gerais, faz o Grito de Carnaval no domingo (22) e promove diversas atrações, incluindo blocos carnavalescos, desfiles e bailes, nos dias 28, 1, 2, 3 e 4.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Mulheres contra a Ditadura – A série “Mulheres contra a Ditadura” está sendo lançada em uma edição única, reunindo todos os conteúdos publicados no jornal Cândido entre março e dezembro de 2024. O especial foi pensado com o objetivo de marcar os 60 anos da instauração do regime autoritário no Brasil e se propôs a resgatar as perspectivas femininas de resistência.
As páginas relembram essas histórias por meio de entrevistas com Elisabeth Fortes, Amelinha Teles, Rosane Vianna e Sueli Bellato; um relato sobre Teresa Urban, feito por seu filho, e um de Noemi Osna, por ela mesma; perfis de Sônia Lafoz e Elza de Oliveira Filha; uma reportagem sobre Cassandra Rios — autora mais censurada pelo regime — e o depoimento de Almira Maciel. Acesse AQUI.
Recesso – A Biblioteca Pública do Paraná estará em recesso de Carnaval a partir do dia 1.º de março (sábado), com retorno das atividades marcado para quarta-feira de Cinzas (5), a partir das 14h.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Novas exposições – O MAC Paraná abriu na última quinta-feira (27) duas novas exposições. Na sede Adalice Araújo, a mostra "Somos Este Tipo de Gente" reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva, com curadoria de Emerson Persona. A exposição, aberta ao público a partir de 27 de fevereiro, evidencia a diversidade e as diferentes poéticas da arte contemporânea.
Já no MAC no MON, a artista Guita Soifer apresenta a exposição "A Trama Intrincada do Tempo", que traz pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e instalações explorando o tempo, a memória e as transformações da matéria, sob curadoria de Agnaldo Farias.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Exposição Permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.
Visitas Guiadas – O Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen.
Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Agende sua visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
"Desver" – É uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza "glitch art", "vídeo painting" e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Exposição em Antonina – O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) inaugurou na Estação Ferroviária de Antonina uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A mostra apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais do acervo do museu, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.
Mostra “Nosso estado: vento e/em movimento” – Formada a partir de dois eixos principais – "Deslocamentos por dentro" e "Deslocamentos pela margem" – que se dividem em cinco núcleos cada, esta exposição é resultado de uma grande pesquisa iniciada pela equipe do MUPA em fevereiro de 2020. "Deslocamentos por dentro" propõe um mergulho na história de algumas das diversas comunidades que formaram o Estado do Paraná. Já o segundo eixo, chamado de "Deslocamentos pela margem", é inteiramente dedicado à cultura caiçara.
Mostra “O corpo ali onde não está” – Fica em cartaz até março a exposição “O corpo ali onde não está” de Miro Spinelli. Nesta obra, o artista apresenta uma instalação em larga escala baseada no processo da cura do sabão, utilizando aproximadamente 300 litros de óleo de fritura de reuso.
“Aos espíritos minerais” – Está em cartaz a exposição individual da artista Luana Vitra, intitulada "Aos Espíritos Minerais". A mostra reúne desenhos e esculturas que exploram as dimensões espirituais e afetivas de elementos como ferro, cobre e chumbo. Em diálogo com suas raízes mineiras, a pesquisa de Luana Vitra traz à tona reflexões sobre traumas históricos, como a escravidão e o impacto de séculos de extrativismo.
Recesso – Durante o feriado de Carnaval, o MUPA estará aberto em horário normal: de terça à domingo, das 10h às 17h30.
Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz no maior museu da América Latina: “O Olho da Noite – Jean-Michel Othoniel”, “Alex Flemming 70 Anos”; “German Lorca, Mestre da Fotografia”; “Afinidades III – Cochicho”, “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.
Recesso – O MON abrirá ao público normalmente em todos os dias do feriado de Carnaval: segunda, terça e quarta-feira (3, 4 e 5). O horário de funcionamento é sempre das 10h às 18h, com acesso até as 17h30.
Guairão
Orquestra Novva apresenta Rachmaninoff – Na quinta (6), às 20h, sob regência do maestro Gabriel Hermes, a orquestra apresenta o Concerto para Piano n.º 2, de Sergei Rachmaninoff, com a pianista Simone Leitão, que promete emocionar o público com sua técnica impecável e expressividade profunda. Ingressos pelo Disk Ingressos
Teatro José Maria Santos
Deriva – “Deriva”, novo espetáculo da Súbita Companhia, estreou na última quinta (20), no Teatro Zé Maria, com temporada que segue até 2 de março — de terça a sexta, 20h, sábados com sessões duplas, às 17h e 20h, e domingos, às 17h. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes das sessões.
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba.
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba