Nova sede reforça presença da PM em cinco bairros de Curitiba

250 mil pessoas que moram ou trabalham no Portão, Novo Mundo, Guaíra, Fanny e Lindóia serão beneficiadas com mais agilidade no atendimento de ocorrências. A nova sede foi implantada em parceria pelo Estado, prefeitura e empresários da região.
03/04/2019 - 10:00

Foi instalado nesta terça-feira (2) a nova sede da 1ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar, na praça Tito Schier, no bairro Portão, em Curitiba. Mais de 250 mil pessoas que moram e circulam pela região serão beneficiadas com mais segurança e agilidade no atendimento de ocorrências nos bairros Portão, Novo Mundo, Guaíra, Fanny e Lindóia.

A estrutura ocupa área de 614 metros quadrados e está em local de concentração de comércio, entre o terminal de transporte do Portão e dois importantes shoppings centers. Pelo local passam vias de ligação entre a região Sul e o Centro da cidade, como a Avenida República Argentina e a Avenida Presidente Kennedy. Linhas de ônibus que interligam vários bairros e o tráfego intenso marcam a rotina do Portão, um dos bairros mais antigos da cidade.

ESTUDO - O ponto escolhido para a readequação da sede da 1ª Companhia foi determinada após um estudo técnico de estatísticas criminais, análise de público volante e localização para deslocamento de viaturas e equipes. Iniciado em 2016, o projeto de construção foi abraçado pela comunidade do Portão, moradores e empresários, para que o imóvel se tornasse realidade.

“A vinda da Companhia para cá é para atender com excelência o maior número possível de pessoas, com mais qualidade, em um ponto estratégico para que o tempo de deslocamento para atendimento de ocorrências seja reduzido”, acrescentou o Comandante da 1ª Companhia, capitão Rodrigo Brito.

Após os estudos e adequações de projetos, a obra iniciou-se em 2018. O terreno foi cedido pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e os investimentos foram feitos pelo Governo do Estado, com participação dos shoppings da região. Segundo o Chefe da Diretoria de Tecnologia e Qualidade da Polícia Militar, coronel Antônio Zanatta Neto, a nova instalação vai beneficiar a comunidade local e também permite melhores condições de trabalho aos policiais militares.

A estrutura conta com vestiários para os policiais militares, alojamento, cozinha, refeitório, sala para instrução e recepção para atendimento ao público. “Fizemos a revitalização da parte de entretenimento, os empresários dos shoppings fizeram investimentos e a PM poderá agora estar mais presente nas ruas da região com o trabalho ostensivo, com uma estrutura muito boa e organizada para receber a população”, disse o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

O diretor de Apoio Logístico da PM, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção era comandante do 13º BPM quando foi elaborado o projeto e disse que teve o apoio Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Portão e de empresários.

O comandante do 13º BPM, tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, também destacou a boa localização da nova sede para facilitar a chegada das viaturas aos locais de ocorrência em menor tempo por estar em vias rápidas.

“Estamos satisfeitos com o resultado, sabemos que essa localização é muito estratégica para a Polícia Militar, temos faculdades próximas, temos hipermercados e uma área comercial forte, somando-se o fato de que as antigas instalações da Companhia estavam insuficientes para o trabalho. Agora certamente os policiais estarão bem instalados”, afirmou o empresário Aníbal Tacla.