Os municípios de São Mateus do Sul, Marilândia do Sul, São Jorge do Ivaí e Itapejara d'Oeste recebem a partir desta quinta-feira (27) a fase macrorregional da 3ª edição do Paraná Bom de Bola. A competição de futebol de campo é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e com o apoio e parceria das prefeituras municipais. Nesta fase são 1.244 atletas de 58 municípios inscritos em quatro categorias: 15+ feminino, sub 16 masculino, sub 21 masculino e master +50 masculino.
A macrorregional é a etapa seguinte à regional, que foi disputada em maio, e classifica equipes para a final. A fase final acontece em dois fins de semana de outubro (de 5 a 8 e de 26 a 29), em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná.
Emerson Venturini, coordenador dos Jogos de Rendimento na Secretaria do Esporte, diz que a expectativa é que a competição que começa nesta semana seja movimentada e de alto nível técnico. “Com certeza teremos diversos jogos bem disputados, já que em cada uma das cidades-sede haverá duas equipes de cada categoria, classificadas para a fase final. Será um bom futebol”, diz.
Lançada em 2021, a competição faz parte dos Jogos Oficiais do Estado e trabalha dois pilares da Política Estadual de Esportes: a formação de jovens atletas e o esporte para toda vida – que abrange de 50 anos ou mais. O Paraná Bom de Bola engloba uma modalidade, o futebol de campo, dividido em quatro categorias, trabalhando com atletas a partir dos 15 anos até mais de 50 anos, além de buscar desenvolver o futebol feminino, o turismo no Paraná e promover a saúde.
Assim, abrange o desenvolvimento da base, formação de atletas e participação efetiva no esporte, principalmente de mulheres. Das 60 equipes inscritas, 13 são da categoria 15+ feminina, totalizando 249 atletas. “É importante ressaltar a participação feminina. Com a Copa do Mundo da Austrália, temos visto o aumento da participação de meninas no Bom de Bola e, com certeza, o número de praticantes vai aumentar ainda mais por influência deste evento mundial”, diz o coordenador do Paraná Bom de Bola, Marcelo Neves.
- Jogos Escolares do Paraná definem campeões que irão à competição nacional
- Novo hit: primeira edição do Festival de Inverno termina com sucesso de público no Litoral
FASE REGIONAL – Na fase regional, que terminou em 28 de maio, foram mais de 8 mil pessoas envolvidas entre atletas, técnicos, dirigentes e staff, totalizando 327 equipes de todo o Estado, sendo 26 equipes femininas. Esta primeira etapa foi sediada em 12 municípios: Campo Largo, Ibaiti, Iporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Marechal Cândido Rondon, Marmeleiro, Reserva do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Roncador, Planalto e Terra Rica.
ANO PASSADO – A 2ª edição do Paraná Bom de Bola, em 2022, foi marcada pelo aumento de 30% no número participantes, alcançando mais de 10 mil atletas de 185 municípios, totalizando 357 equipes competindo, 30 delas femininas. As cidades-sede foram Campo Largo, Tibagi, Ribeirão do Pinhal, Cambira, Sarandi, Iporã, Boa Esperança, Corbélia, Verê, Quedas do Iguaçu, Missal e Marilândia do Sul.