Com 22 anos de história, o Museu Oscar Niemeyer (MON) se tornou o maior museu de arte da América Latina e referência quando o assunto é inclusão. E é este o assunto do podcast Notícia Boa Paraná que vai ao ar nesta quinta-feira (5), que apresenta o programa MON para Todos, que busca ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao acervo e às atividades oferecidas pelo espaço.
Criado em 2017, o programa conta com três eixos para ampliar o acesso aos espaços do museu para públicos com deficiência visual, auditiva e com o transtorno do espectro autista. Para contar mais sobre essa proposta, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho conversam com a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, e com Elyse Matos, fundadora e diretora do Instituto Ico, um centro de desenvolvimento especializado em transtornos do Espectro Autista (TEA) e de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Para as pessoas cegas ou com baixa-visão, o programa MON para Todos conta com legendas em braile das obras, maquete tátil, audioguia, esculturas originais e réplicas em miniatura para exploração tátil, além de textos em braille, áudio e letras ampliadas nas salas expositivas. Já para as pessoas surdas, oferece conteúdos e atividades em Libras.
Para as pessoas no espectro autista, são ofertados diversos recursos que permitem a realização da visita de forma organizada e segura. Duas dessas ferramentas são a Narrativa Visual e o Mapa Sensorial, utilizados para preparar a visita antes mesmo da chegada ao museu. Outra ação foi a criação da Sala de Acomodação Sensorial, um espaço para pessoas neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos, para se reorganizarem em uma eventual crise despertada pela visita.
O MON distribui, ainda, o cordão de girassóis, acessório reconhecido mundialmente para a identificação de pessoas com deficiências não visíveis, como o autismo. Também foi criada para os funcionários do museu uma cartilha com normas e orientações para o atendimento a esse público.
O programa é reconhecido nacional e internacionalmente pelo seu trabalho de inclusão. A ação voltada a pessoas autistas foi apresentada, em abril, no Communicating The Arts (CTA), em Paris, na França, a maior e mais importante conferência sobre museus e arte no mundo. Também foi levado, neste mês, ao 11º Encontro Ibero-Americano de Museus, em Lima, no Peru, e ao 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza, no Ceará.
- Projeto Óculos Amigo é vencedor de prêmio nacional de inovação no setor público
- Biblioteca Pública do Paraná promove eventos que unem arte e literatura em dezembro
NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e a E-Paraná Comunicação, e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube.
Também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo, no TikTok, Instagram e Facebook.
O episódio é transmitido na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).
Confira este episódio: