No MON: artista Domicio Pedroso é tema do Arte para Maiores de setembro

As atividades acontecerão nos dias 3 e 10 de setembro, das 14h às 17h. A programação conta com visita mediada na mostra seguida de uma oficina artística, ministrada pela professora Daniela Pedroso.
27/08/2024 - 14:10

A edição de setembro do programa Arte para Maiores (APM) do Museu Oscar Niemeyer, destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá como tema a exposição “Domicio Pedroso: a tessitura urbana como poesia”, atualmente em cartaz na Sala 7 do MON, com curadoria de Maria José Justino e Fernando Bini. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.

As atividades acontecerão nos dias 3 e 10 de setembro, das 14h às 17h. A programação conta com visita mediada na mostra seguida de uma oficina artística, ministrada pela professora Daniela Pedroso, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. O encontro será uma oportunidade de diálogo com a produção de um dos artistas mais importantes da história da arte contemporânea paranaense.

A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. A inscrição antecipada é necessária e deve ser feita neste LINK.

EXPOSIÇÃO – Domicio Pedroso (1930-2014) desempenhou grande papel como animador cultural, expógrafo, curador, pintor e gravador. Foi um dos pioneiros na serigrafia artística e comercial, evidenciando a sua relevância para a história da arte no Paraná.

Realizada dez anos após o seu falecimento, a mostra compreende uma retrospectiva da sua vasta produção artística. Com isso, é dividida em quatro núcleos: Paris e Viagens, as Marinhas; Autorretratos e Retratos; Casarios e Favelas; e Nova Figuração: Caminhos para a Abstração. Suas criações exploram o realismo e a abstração, com foco na temática dos aglomerados urbanos.

PROGRAMA – O tradicional programa Arte para Maiores tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Recentemente, em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido também pelo Ibram, na Bahia.

CONVIDADA – Daniela Pedroso é professora, doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná e graduada em Educação Artística – Licenciatura em Artes Plásticas pela UFPR. Atuou durante 15 anos na Equipe de Arte da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Além disso, escreveu o livro “Poty: Murais Curitibanos”, publicado em 2006.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana.

No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Arte para Maiores – Domicio Pedroso: a tessitura urbana como poesia