“Juntos vamos conseguir tirar do discurso e colocar em prática o que é necessário para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba”. Foi com esse mote que o governador em exercício Darci Piana destacou a participação do Governo do Paraná no programa Pró-Metrópole, iniciativa coletiva em prol do desenvolvimento produtivo integrado da RMC que integra seus 29 municípios. Piana participou, nesta quarta-feira (21), do primeiro evento promovido pelo grupo em 2021: o Fórum Pró-Metrópole, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
“Como vice-governador, tenho recebido gente de todos os cantos do mundo interessada em investir no Paraná. Nestes dois anos e meio, já conseguimos mais de R$ 50 bilhões em investimentos da iniciativa privada para o Estado, muitos deles em municípios aqui representados. E não podemos perder a oportunidade de aproveitar este momento extraordinário que o Paraná vive. Temos que fazer mais”, disse Piana.
- Sistema de transporte da Cidade do México pode inspirar teleféricos no PR
- Governador apresenta políticas de desenvolvimento sustentável a mexicanos
O Pró-Metrópole é composto por três grupos de trabalho. O primeiro tem como objetivo o desenvolvimento agroalimentar, destinado à integração da produção, mercados e consumidor e fomento de modelos sustentáveis de produção. O segundo é o grupo de integração metropolitana, que promove ações de redução de custos de operação e manutenção dos serviços públicos dos municípios.
Por último, o grupo de turismo, pequenos negócios e desenvolvimento que visa potencializar a rede de negócios da RMC, aumentando a competitividade do território e potencializando produtos turísticos regionais.
No evento, foram apresentadas novas iniciativas das três frentes de trabalho. Uma delas foi a adesão do Pró-Metrópole ao Programa Recupere, criado pelo Sebrae para ajudar na recuperação econômica de micro e pequenas empresas afetadas pela crise do coronavírus. A iniciativa faz uma consultoria personalizada para diagnosticar e ajudar nos principais problemas de cada empresa.
Com a parceria, o Sebrae cedeu mil vouchers para cada prefeito levar o programa aos empreendedores de suas cidades. “Estamos em um momento em que vemos a luz no fim do túnel da pandemia, e se a gente puder ajudar, isso acontecerá com mais rapidez”, afirmou o vice-prefeito de Curitiba e presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel.
AGROALIMENTAR – Na área agroalimentar, o programa lançou novos produtos que serão vendidos nos 34 Armazéns da Família de Curitiba. Um deles é o aipim processado e congelado. A iniciativa é das cooperativas Copavale e Provale, que promovem práticas de produção sustentáveis e agregam valor ao produto in natura.
Serão beneficiadas com a ação 130 famílias de sete municípios do Vale da Ribeira: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.
Também na área agroalimentar, foi lançado um edital de chamamento público do Programa Câmbio Verde, promovido pela prefeitura de Curitiba. A ação potencializa a compra de produtos das cooperativas de agricultura familiar da RMC, valorizando a produção regional.
“O Câmbio Verde comprará produtos exclusivamente da região metropolitana, fomentando o pequeno agricultor e fazendo a economia girar”, disse o presidente do Pró-Metrópole. Segundo o programa, a ação pode beneficiar os mais de 38 mil agricultores familiares que vivem na região.
TURISMO LOCAL – Outra área contemplada por ações é o turismo local, visto como um grande potencial na recuperação econômica no pós-pandemia. No evento, foi assinado um termo de declaração de compromisso para o desenvolvimento do turismo regional, que visa alinhar e integrar as ações de estímulo ao turismo na RMC.
“Sabemos que as viagens longas vão demorar a voltar. O turismo já está começando a voltar com pequenas distâncias e destinos locais. Por que não aproveitar a beleza desses municípios? É nestes locais que o turismo vai retomar com força depois da pandemia”, afirmou Darci Piana.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, apontou que um dos caminhos possíveis para impulsionar essa área é valorizar locais que combinam turismo ambiental com gastronômico, enriquecendo a experiência dos visitantes. “Agregar valor aos produtos naturais na forma de mesa turística, de restaurantes e de polos gastronômicos faz com que o binômio turismo-gastronomia gere prosperidade econômica. É o agregar da mesa farta com a paisagem bonita que faz um produto turístico extraordinário”, reforçou.
- Certificação e cuidados fazem de Tijucas do Sul referência em orgânicos
- Brócolis e couve-flor de São José dos Pinhais ganham fama no Paraná
PRÓ-METRÓPOLE – O programa Pró-Metrópole tem como objetivo integrar os municípios da Região Metropolitana de Curitiba através da união de ações do poder público e da iniciativa privada. Ele se estende a toda a RMC, que corresponde a uma área de 16.591 quilômetros quadrados, 29 municípios e cerca de 3,5 milhões de pessoas.
Participam do programa os municípios de Curitiba, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
PRESENÇAS – Estiveram presentes no Fórum Pró-Metrópole o prefeito de Balsa Nova e representante da Assomec no Pró-Metropole, Marcos Zanetti; o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro; o vice-presidente do Pró-Metrópole e diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; Fernando Moraes, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Marcos Brambilla; e prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos municípios da RMC.