No Codesul, BRDE formaliza apoio para criação da agência de fomento do Mato Grosso do Sul

01/08/2024 - 18:30

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai apoiar a implantação de uma agência de fomento no Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1) durante o encontro de governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o estado do Centro-Oeste Brasileiro.

A possibilidade de parceria entre o Mato Grosso do Sul com o banco, que tem sociedade dos três estados do Sul, iniciou em junho do ano passado, durante o encontro do conselho que aconteceu no Rio Grande do Sul. Na época, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho para discutir como seria a participação do estado na instituição financeira. A partir daí foi definida a implantação da agência de fomento, que terá 51% de participação do Estado do Mato Grosso Sul e 49% do BRDE.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a parceria é estratégica, dada a importância do estado vizinho no cenário econômico regional e nacional. “Gostaríamos há bastante tempo que o Mato Grosso do Sul estivesse mais forte e mais presente junto ao BRDE, porque isso ajuda a promover a integração territorial, cultural e econômica entre os nossos estados”, disse.

“Agradeço aos colegas governadores e a toda diretoria do BRDE por essa solução inovadora, que será extremamente relevante para colaborar com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

"Nossa agência será uma nova opção para o empresariado sul-mato-grossense desenvolver seus negócios, um fomento através das linhas de estratégia que nós temos, acompanhando industrialização, as cadeias produtivas competitivas e os novos negócios que têm surgido aqui. A agência de fomento vai proporcionar essa alternativa de financiamento projetos", acrescentou Riedel.

Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, explicou que a constituição da agência é a primeira experiência no Brasil nesses moldes. “Essa parceria vai permitir ao Mato Grosso do Sul ter o seu próprio banco de financiamento, para atender os pequenos empresários, utilizar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste e alavancar um volume significativo de recursos para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou.

A estruturação da agência se dará por meio de uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo que o processo deve levar cerca de seis meses, já que é necessária a aprovação do Banco Central. “A partir de agora, começamos a desenvolver os estudos, para que o Estado passe a contar com uma ferramenta importante de apoio creditário a empresários e micro e pequenos empreendedores”, ressaltou.

RESULTADOS – Ainda durante o encontro, o presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Junior, apresentou os resultados operacionais mais recentes do banco nos financiamento para a região Sul. No ano passado, a instituição alcançou a marca de R$ 5,8 bilhões em novos investimentos, com crescimento de 32,1% no volume de novos financiamentos. O banco fechou o ano com uma carteira ativa de R$ 21,1 bilhões.

“O BRDE é um banco que ano a ano apresenta crescimento, irrigando e fomentando o desenvolvimento dos nossos Estados”, salientou Ranolfo.

Ele também destacou as medidas que o BRDE vem adotando para a captação internacional de recursos junto às instituições internacionais, com o objetivo de apoiar a reconstrução do Rio Grande do Sul após os efeitos da grande enchente ocorrida no mês de maio.

O BRDE já encaminhou duas cartas-consultas para análise na Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), para operações de U$ 200 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de U$ 300 milhões através do Banco dos Brics (NBD).

CODESUL – O encontro do Codesul aconteceu em Campo Grande e contou com a participação dos governadores Ratinho Junior, Eduardo Riedel, Eduardo Leite (RS) e Jorginho Mello (SC). O evento foi marcado pela troca de comando no bloco, com o governador Eduardo Riedel assumindo a presidência do conselho, sucedendo Eduardo Leite. O Codesul, fundado em 1961, tem como um dos seus principais feitos a criação do BRDE.