Navio de cruzeiro português Vasco da Gama atraca no Porto de Paranaguá

O Vasco da Gama, da operadora Nicko Cruises, atracou nesta terça-feira (18) no Porto de Paranaguá, trazendo 708 cruzeiristas e 500 tripulantes. Os passageiros podem desembarcar para passeios e retornar ao navio. A embarcação permanecerá no porto até a noite desta quarta-feira (19).
Publicação
18/02/2025 - 16:00

Confira o áudio desta notícia

O navio de cruzeiro Vasco da Gama, da operadora Nicko Cruises, atracou nesta terça-feira (18) no Porto de Paranaguá trazendo 708 cruzeiristas e 500 tripulantes. Com 219 metros de comprimento e 31 metros de largura, navega sob bandeira portuguesa. A embarcação partiu da Alemanha e iniciou seu roteiro pela América Latina no dia 12 de fevereiro, em Punta del Este, no Uruguai. Ele permanecerá no porto até a noite desta quarta-feira (19). 

“O Porto de Paranaguá segue recebendo navios de cruzeiro e fornecendo toda a segurança e agilidade na atracação e no atendimento ao público no cais”, afirmou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.

Os passageiros podem desembarcar para passeios e retornar ao navio. É o caso do alemão Philip Duckwitz, que desce no Porto de Paranaguá pela primeira vez e está ansioso pelo passeio de trem, que sai de Curitiba e segue até Morretes. “Estou empolgado para ver a natureza e fazer o passeio de trem”, afirmou Duckwitz.

Utah Egle Lucie aproveitou o primeiro ano de aposentadoria para fugir do frio alemão e conhecer a América Latina. “Até agora, a viagem tem sido linda. Minha expectativa hoje é ver o trem e, claro, a bela paisagem. Vamos caminhar em Antonina, e estou muito animada para conhecer a cidade e os hábitos locais”.

No Brasil, além de Paranaguá, o Vasco da Gama já fez escalas em Balneário Camboriú e São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Do litoral paranaense, seguirá para Santos, Angra dos Reis, Paraty, Rio de Janeiro, Búzios, Vitória, Ilhéus, Salvador, Recife e Fortaleza, de onde retornará à Europa.

O próximo navio de cruzeiro previsto para atracar no Porto de Paranaguá será o Scenic Eclipse, em março deste ano.

O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, ressaltou que, conforme o registro da Embratur, o número de estrangeiros que chegaram ao Porto de Paranaguá cresceu 60% em 2024 em comparação com o ano anterior. A Embratur registra a entrada de estrangeiros por via marítima, aérea e terrestre. De acordo com os dados, somente pelo mar foram 9.562 estrangeiros que entraram no Paraná em 2024 – em 2023 foram 5.969.   

"O Paraná está se consolidando na recepção de turistas estrangeiros por meio de navios de cruzeiros. Isso se deve, principalmente, a uma vontade política do governador de que nosso Porto de Paranaguá seja esse portão de entrada. Os passageiros chegam ao nosso litoral com uma gama de atividades e passeios e lugares com paisagens únicas para conhecer, como a Ilha do Mel", disse.

TEMPORADA DE CRUZEIROS – Além do Vasco da Gama, o Porto de Paranaguá já recebeu, nesta segunda temporada de cruzeiros, iniciada em dezembro, o MSC Armonia. Em oito atracações, 19.261 pessoas passaram pelo litoral paranaense.

Ao todo, 13.190 cruzeiristas e tripulantes movimentaram o comércio local, visitaram atrativos turísticos e realizaram diversos passeios, impulsionando também o trabalho de agentes de turismo da região.

O Governo do Paraná, por meio da Portos do Paraná e da Secretaria do Turismo, segue negociando novas rotas com operadoras de cruzeiros para fortalecer as próximas temporadas no Litoral do Estado.

GALERIA DE IMAGENS