A parceria entre o Governo do Estado, a Portos do Paraná e a Marinha do Brasil foi reforçada nesta terça-feira (21), durante a solenidade que marcou a troca de comando da Capitania dos Portos do Paraná. O capitão de mar e guerra Anderson Brito de Melo transferiu o posto de comando para o também capitão de mar e guerra Maurício Tinoco dos Santos Benvenuto. A cerimônia contou com a presença do vice-governador Darci Piana e do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Entre as atribuições da Capitania estão a segurança e a fiscalização do tráfego marítimo, a defesa da costa e a salvaguarda da vida humana no mar. A unidade de Paranaguá foi criada em 1853, oito anos após a instituição das Capitanias dos Portos no Brasil, pelo imperador D. Pedro II. Desde então, presta um serviço de extrema relevância, contribuindo para a operacionalidade dos portos paranaenses.
“A Marinha tem feito um trabalho fantástico, apoiando e ajudando o nosso Estado a garantir que nossa produção seja escoada pelos portos de Antonina e Paranaguá”, destacou o vice-governador. Durante sua fala, Piana também lembrou que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo dependem dos alimentos produzidos no Paraná. “A Marinha é responsável por assegurar a boa navegação e o acesso aos nossos portos, que levam nossa produção ao mundo. Estamos aqui hoje para, mais uma vez, colocar o Estado à disposição da Marinha”.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, a Capitania dos Portos tem sido uma parceira fundamental nos últimos anos. “Desde o início da nossa gestão, a Marinha sempre se mostrou ativa e presente”, enalteceu Garcia.
O diretor destacou o empenho do capitão Anderson para auxiliar a Portos do Paraná em todas as suas demandas. Ele também reforçou que o novo comandante, capitão Tinoco, poderá sempre contar com a parceria da Portos.
Ao se despedir, o capitão Anderson afirmou que sai com a sensação de missão cumprida. “Parece que foi ontem que assumi a Capitania, mas foram dois anos de intensos desafios. Só tenho a agradecer à comunidade marítima, portuária e a todos os agentes envolvidos nas atividades marinhas e portuárias. Paranaguá ficará marcada para mim e para a minha família”, declarou.
O novo comandante falou sobre suas expectativas diante da missão e afirmou estar motivado. “Somos responsáveis pela segurança, mas também pela prevenção à poluição hídrica em nossas águas. Por isso, contamos com a sociedade para essas questões”, destacou o capitão Benvenuto.
Ele também mencionou que a operação Navegue Seguro, iniciada em dezembro do ano passado, terá suas ações intensificadas, garantindo segurança e reforçando as boas práticas de conduta para quem trafega nas águas nacionais durante o verão.
PRESENÇAS – A cerimônia de troca de comando foi presidida pelo comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira. Também estiveram presentes a prefeita de Antonina, Rosane Osaki; a vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro; a prefeita em exercício de Pontal do Paraná, Patrícia Marcomini; o diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Vieira; o secretário-geral da Presidência da Portos do Paraná, Felipe Gama; e o diretor-presidente do Porto Ponta do Félix, Gilberto Birkhan.