Na Expoingá, Governo do Estado orienta municípios sobre programas para o turismo

Estande da Secretaria estadual do Turismo recebe, também, empresários do trade. Desde o início da feira agroindustrial e até esta quinta-feira foram realizadas mais de 40 reuniões no espaço.
16/05/2024 - 16:20

Além da exposição de atrativos regionais, produtos e serviços, o estande da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) na Expoingá presta atendimentos a gestores municipais e empresários do trade, dando detalhes dos programas e ações do Estado para o desenvolvimento do setor. O local tem um espaço exclusivo para reuniões, onde programas e projetos são apresentados com maiores detalhes.

O objetivo é aproximar o Poder Público e as políticas da área de quem atua com o turismo nos municípios. Os atendimentos seguem até domingo (19) – até esta quinta (16) já haviam sido realizadas mais de 40 reuniões no espaço da Setu.

Um dos assuntos de maior interesse dos gestores é o fomento para a elaboração de projetos que possam alavancar o turismo local. Eles recebem a informação de que há programas propostos pelo Executivo e aprovados na Assembleia Legislativa que incentivam o turismo do Estado. Um deles é Paraná + Viagens, que prevê repasse de recursos para incentivar o desenvolvimento do turismo interno e ampliar seu consumo, fortalecer a estruturação de destinos turísticos e fomentar a qualificação dos produtos turísticos paranaenses.

O outro é o Paraná + Infraestrutura, voltado à qualificação da infraestrutura turística e melhoria da qualidade dos produtos turísticos. O programa abrange obras de construção, reforma e revitalização de espaços, como centros de recepção aos turistas, por exemplo, aquisição de equipamentos e sinalização turística. O terceiro é o Paraná + Eventos, que visa fomentar a realização de eventos regionais, geradores de fluxo turístico, a fim de propiciar o desenvolvimento local nos diversos setores da economia.

“Estamos explicando como funciona a participação dos municípios e profissionais nesses programas”, informa o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. Ele explica que a presença da Setu nas maiores feiras do Estado é uma prática adotada nesta gestão. “Estamos presentes com estande nos grandes eventos com grande circulação de pessoas. Abrimos esse espaço para que empresários mostrem produtos e serviços do setor e também para ouvir e orientar quem trabalha na área”, afirma.

Segundo o secretário de Turismo de Porto Rico, no Noroeste do Estado, Murilo Góis Kergoat, a reunião esclareceu muitas dúvidas para aprimorar o trabalho que a prefeitura desenvolve, sobretudo nas praias de água doce da região. “Essa aproximação do Estado com os municípios é importante para o desenvolvimento de toda a nossa região. Estamos com alguns projetos em andamento e agora muitas questões ficaram mais claras”, comenta.

A sócia da Entre Turismo Agência de Viagens, Monique Mello, disse que o objetivo da empresa é buscar especialização na área de viagens receptivas dentro do Paraná. “Nossa empresa tem mais de 10 anos de atuação no mercado e hoje estamos nos especializando em receptivo de turistas dentro do próprio Estado. Um programa que nos chamou atenção foi o Paraná + Viagens, justamente uma área em que miramos para negócios”, relata.

INTERCÂMBIO – O espaço da Secretaria do Turismo também dá oportunidade para que os profissionais conversem com os gestores municipais ou até mesmo outros profissionais do turismo, a fim de trocar experiências e aperfeiçoar o trabalho junto aos turistas.

Francieli Camargo, que trabalha como guia de turismo em Faxinal, no Norte do Paraná, afirma que a conversa com a prefeitura foi produtiva para viabilizar um projeto de sinalização no local. “Conversamos bastante e chegamos ao consenso de que Faxinal precisa de placas e sinalizações turísticas. Quando os visitantes passam pela cidade, muitas vezes, não conseguem chegar ao nosso centro de atendimento ao turista, por exemplo. Neste sentido a nossa reunião foi muito positiva, pois é algo que fará diferença para o município”, afirma.

PRODUTOS DO PARANÁ – Até o final da feira, em que são esperados cerca de 600 mil visitantes, 110 empresários expõem seus produtos e atrativos turísticos no estande da Secretaria do Turismo.

Alessandro Miranda, sócio da ProDiver, empresa que atua no ramo de mergulhos, levou para a Expoingá a experiência da atividade em óculos de realidade virtual. “O mergulho é uma atividade de curiosidade e, com o óculos, é possível mostrar como é sensação”, explica. "A feira tem sido muito bacana porque conhecemos muita gente e firmamos novas parcerias. O pessoal tem demonstrado interesse de saber como é o Rio Paraná, quais peixes têm lá e isso nos traz clientes”.

Gustavo Milani, da Cláudia Doces Finos, empresa de Iguaraçu, cidade que fica na Região Metropolitana de Maringá, comenta que a essa sua primeira participação na Expoingá abriu oportunidades para divulgar o trabalho da família e o principal ganho é conseguir clientes do seu próprio município e região. “Temos um negócio de família, a empresa é da minha mãe. Já troquei contatos e me interessei por outros serviços também. Por exemplo, se alguma empresa local precisar de doces para um evento, já nos prontificamos a atendê-los”, comenta.

Representante da Cooperativa de Produtores Familiares de Paiçandu (Coprofap), no Noroeste do Estado, João Borges escolheu de maneira criteriosa os produtos levados para a exposição. “Trouxemos o nosso carro-chefe, que são farofas de batata-doce e suas variações. Estar aqui é ótimo para os nossos negócios e às famílias que fazem parte da cooperativa. Quem provou e comprou durante a feira gostou e acabou voltando no outro dia para comprar mais”, afirma.