Museu do Saneamento de
Campo Mourão é revitalizado

No projeto, desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Sanepar, foram aplicados R$ 360 mil.
11/02/2020 - 17:10

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura de Campo Mourão entregaram nesta terça-feira (11) as obras de revitalização do Museu do Saneamento, no Parque do Lago. No projeto, desenvolvido em parceria, foram aplicados R$ 360 mil. Participaram da solenidade o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; o prefeito Tauillo Tezelli; o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Júlio César Gonchorosky, entre outras autoridades municipais e estaduais.

O Museu do Saneamento foi inaugurado em 2003. No local, funcionava a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Campo Mourão. De acordo com Gonchorosky, as obras de revitalização transformaram o museu em um excelente espaço para que a comunidade ampliasse seus conhecimentos sobre o saneamento básico na cidade. “Os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história dos sistemas de água e esgoto e sobre o trabalho desenvolvido pela Sanepar. Também terão acesso a importantes informações sobre a preservação do meio ambiente”, destacou o diretor.

REVITALIZAÇÃO – Na reforma do Museu de Saneamento, foram substituídas as madeiras de sustentação e passarelas de acesso ao mirante. Também foram instalados novo piso, forro, nova cobertura, calhas, além da execução da parte elétrica e pintura geral.

As paredes receberam fotos das unidades operacionais da Sanepar de Campo Mourão. Painéis apresentam o caminho da água desde a captação, passando pelo tratamento, reservação e distribuição da água, e coleta e tratamento de esgoto até o lançamento nos corpos receptores.

O Museu do Saneamento de Campo Mourão está aberto para visitação da comunidade todos os dias, das 8h às 19 horas.