Museu do Saneamento chega à marca de 3 mil visitantes neste ano

Recorde foi registrado neste mês de outubro. As visitas ao museu têm crescido nos últimos anos. Entre 2015 e 2017, a média anual foi de mil pessoas. Em 2018, em torno de 2,1 mil visitantes conheceram a história do saneamento no Paraná.
24/10/2019 - 14:10

O Museu do Saneamento em Curitiba, mantido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), registrou em outubro a marca histórica de 3 mil visitantes neste ano, recorde que foi atingido com a passagem dos alunos do 6º ano do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, de Araucária. As visitas ao museu têm crescido nos últimos anos. Entre 2015 e 2017, a média anual foi de mil pessoas. Em 2018, em torno de 2,1 mil conheceram a história do saneamento no Paraná.

O museu desenvolve um programa de visitação para os mais variados públicos, mas cerca de 75% dos visitantes são estudantes dos ensinos fundamental e médio. Além de conhecer a primeira estação de tratamento de água de Curitiba, as pessoas participam de atividades lúdicas e ações educativas.

De acordo com o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima, o número recorde de visitantes neste ano é resultado da estratégia da Sanepar de ampliar os dias de visitação. “Com o atendimento estendido mais pessoas puderam conhecer a história do saneamento e participar das atividades realizadas no espaço”, diz. Atualmente, o local abre de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30.

O QUE VER NO MUSEU - A visita ao Museu do Saneamento é uma viagem histórica para compreender os sistemas de água e de esgotamento sanitário existentes hoje, a partir de dados que remontam o início do século XX.

O museu fica no prédio da primeira grande Estação de Tratamento de Água (ETA), a Tarumã, inaugurada em 1945 e agora desativada. O prédio abriga, de um lado, o Museu do Saneamento e, de outro, o Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar, onde trabalham os pesquisadores da empresa.

Trata-se de um dos poucos remanescentes da arquitetura Art Déco em Curitiba. No mesmo espaço, ainda estão preservadas antigas residências que eram utilizadas pelos operadores da ETA Tarumã.

Na sala principal está aberta a exposição Dos Olhos d'água à Sanepar, com objetos e painéis de textos e fotos que tratam da evolução do setor do saneamento no Estado. “Na visita vale observar a moto vespa L 19, utilizada pelas equipes em atividades de campo”, destaca Junio.

Em uma área construída de cerca de 5 mil metros quadrados, o museu abriga ainda as salas de exposições de curta e longa duração, reserva técnica, laboratório de conservação, auditório com capacidade para 168 pessoas e estacionamento.

No acervo, há equipamentos, objetos, mobiliários, vestuários, documentos, veículos de transporte, fotografias, audiovisuais, mapas, plantas e projetos de engenharia. Boa parte já está catalogada em meio digital e disponível para consulta no local, de forma a incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento na área.

Museu do Saneamento
Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, bairro Tarumã - Curitiba