Museu de Ciências Naturais de Guarapuava promove Uma Noite no Museu nesta quinta

Situado no Parque Natural Municipal das Araucárias, o museu funciona desde 1998 a partir de uma parceria entre a Unicentro, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarapuava e a Fundação Professor João José Bigarella. Vinculado ao Câmpus Cedeteg, ele conta com um acervo variado com áreas sobre Malacologia, Geologia, Entomologia e Física e do Mar.
14/05/2024 - 10:40

O Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, que pertence à Unicentro, promoverá, na próxima quinta-feira (16), o evento Uma Noite no Museu. Com início às 19h, o passeio gratuito está aberto a toda a comunidade que desejar participar. Serão realizadas diversas atividades ao longo da noite, com previsão de término às 22h.

“A ideia de fazer Uma Noite no Museu surgiu para dar oportunidade de visitar o museu às pessoas que não têm disponibilidade durante o dia. O museu estará aberto, das 19h às 22h, para receber toda a comunidade. Para quem não puder ir desta vez, temos planos de realizar esse passeio todo semestre”, afirma o coordenador do museu, Rodrigo de Oliveira Bastos.

Situado no Parque Natural Municipal das Araucárias, o museu funciona desde 1998 a partir de uma parceria entre a Unicentro, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarapuava e a Fundação Professor João José Bigarella. Vinculado ao Câmpus Cedeteg, ele conta com um acervo variado com áreas sobre Malacologia, Geologia, Entomologia, Física e do Mar, com duas coleções relacionadas à história natural.

A coleção João José Bigarella é composta de amostras de rochas, minerais, fósseis, conchas e outros animais marinhos e a coleção entomológica Hipólito Schneider contém cerca de 14.000 insetos em exposição, atendendo a comunidade em geral e alunos do ensino municipal, estadual e particular de ensino, além das universidades com agendamento prévio.

O evento foi organizado para integrar a 22ª Semana Nacional dos Museus. “Além da visita guiada pelo acervo do museu, teremos observação astronômica com telescópio, apresentações da Magia da Quântica e o Desafio Sensorial. Além disso, teremos a exposição 'Simbiose Artística entre Ciência e Arte’, que continua no museu com montagens produzidas pelos alunos do curso de Arte da Unicentro”, relata o coordenador do museu.

Serviço:

Data: 16 de maio, quinta-feira

Horário: 19h - 22h

Local: Museu de Ciências Naturais, Rua João Fortkamp, 940 – Primavera, Guarapuava