Dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e à divulgação das ciências forenses, o Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) da Polícia Científica do Paraná (PCP) conta com uma estrutura móvel para que visitantes possam conhecer o trabalho pericial, as ciências forenses e a PCP. Essa é uma forma de divulgar as ciências forenses e o trabalho da Polícia Científica e possibilitar o alcance de um número maior de pessoas em diversas regiões do Estado.
“Nosso objetivo sempre foi atingir o maior número de pessoas com as nossas exposições e, com a van, nós conseguimos nos encontrar com a população em outras cidades além de Curitiba”, comentou a diretora do Museu, Fabíola Machado.
A exposição itinerante conta com diversos materiais que se referem às áreas de atuação pericial, como crânios humanos, réplica de crânio 3D, coleção de insetos de fauna cadavérica, microscópio para visualização de lâminas histológicas, maletas de perícia, materiais balísticos, simulação de cena de crime, materiais que eram utilizados para realização de retratos falados, portas de automóveis com disparos de arma de fogo e expositor balístico.
Além disso, o Museu Móvel promove o interesse pela carreira pericial, incentivando estudantes a pesquisarem sobre a área das ciências forenses, possibilitando, assim, um aprendizado maior sobre a aplicabilidade dessa área para a segurança pública.
Desde que as exposições itinerantes começaram, em dezembro de 2023, cerca de 20 mil visitantes passaram pela van em 18 eventos diferentes. O Museu Móvel já esteve presente no Verão Maior Paraná de 2023/2024 e em breve estará em escolas, universidades e outros espaços públicos. “É uma experiência gratificante poder apresentar o trabalho da Polícia Científica do Paraná para a sociedade”, complementou a diretora do museu.
- Polícia Científica promove encontros para atualizar peritos sobre crimes ambientais
- Desenho e legado de obras: MON promove oficinas e mediações gratuitas em junho
MUSEU – Fundado em 1910 como Museu do Crime, com o intuito de armazenar objetos relacionados a delitos, ele passou a ser chamado de Museu Paranaense de Ciências Forenses em 2022. O espaço é dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e divulgação das ciências forenses, e possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Estado do Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e centenas de ossos e outras peças anatômicas.
AGENDAMENTO – Podem fazer o agendamento para receber o Museu Móvel os responsáveis por instituições de ensino da rede pública e privada e responsáveis por espaços públicos, através do e-mail museuforense@policiacientifica.pr.gov.br