Para aproveitar o período de férias escolares, o Núcleo Educativo do Museu Paranaense (MUPA) preparou duas semanas de atividades especiais e totalmente gratuitas voltadas para crianças e jovens. As ações acontecem de 12 a 23 de janeiro, sempre aos domingos, terças, quartas e quintas-feiras.
Além de visitas mediadas, contação de histórias, oficinas e brincadeiras propostas pelo Núcleo Educativo, duas oficinas serão conduzidas pelo artista e arte-educador Bruno Romã: uma de confecção de máscaras e outra de criação de bonecos articulados. Algumas das ações precisam de inscrição prévia, via formulário.
Bruno Romã é artista visual e ilustrador. Seus trabalhos exploram diferentes técnicas e plataformas, como desenho, pintura, muralismo e cerâmica. Suas referências partem principalmente da cultura popular brasileira. Romã também atua como arte educador desde 2014, ministrando oficinas de arte e cultura em escolas, universidades, comunidades tradicionais e espaços de convívio e controle social.
Confira todos os detalhes abaixo e programe-se:
Domingo, 12 de janeiro, das 11h às 14h
A árvore museu
Classificação indicativa: 6 a 12 anos.
Sem necessidade de inscrição, a atividade acontecerá para público espontâneo durante o horário previsto.
Nessa atividade, o Núcleo Educativo oferecerá aos participantes um desenho interativo para colorir, contendo informações sobre algumas peças do acervo do MUPA. A partir dessas informações, as crianças farão um percurso investigativo pelas exposições em cartaz, motivadas a procurar por obras que tenham relação com as árvores.
Terça-feira, 14 de janeiro, das 14h30 às 16h
Xanrí, Jogé e Pirá visitam o museu
Classificação indicativa: 3 a 6 anos
Inscrições por este link
Permeadas por animais que moram em rios, mares e florestas, as histórias dos povos indígenas são cheias de significados. Nessa atividade, inspiradas por contos indígenas, as crianças vão se locomover de formas divertidas e experimentais pelos espaços do MUPA, imitando os animais Xanrí (ave), Jogé (caranguejo) e Pirá (peixe), e tendo a oportunidade de visitar o museu de uma forma totalmente diferente.
Quintas-feiras, 16 e 23 de janeiro, das 14h30 às 16h30
Autorretratos gigantes
Classificação indicativa: 6 a 16 anos.
Inscrições AQUI
Como podemos nos autorrepresentar? A partir de uma visita por retratos e autorretratos presentes nas exposições do MUPA, os participantes vão refletir sobre a autorrepresentação. Na sequência, crianças e adolescentes poderão representar a si mesmos, desenhando e pintando um autorretrato gigante.
Quarta-feira, 22 de janeiro, das 14h30 às 16h
Seres fantásticos
Classificação indicativa: 3 a 18 anos.
Inscrições por este link.
Nos mitos ancestrais do povo Xetá, existem espíritos chamados möu ‒ representações de entes ou animais que vivem nas florestas. As figuras dos möu eram construídas pelos Xetá em cerume de abelha a partir da escuta de histórias orais. Com inspiração nessa tradição, a atividade inicia com uma contação de história, que conduz as crianças e jovens a elaborarem de forma criativa o corpo de seres imaginários em argila.
Terça-feira, 21 de janeiro, das 14h30 às 15h30
Brincando no MUPA
Classificação indicativa: até 3 anos.
Inscrições AQUI
Nessa atividade, bebês de até 3 anos e seus tutores serão guiados em uma aventura pelo Museu Paranaense para conhecer um ser mágico chamado Jussara, uma cobra-canoa que nos ensina sobre ritmos e cantos. Pelo percurso, brincadeiras, músicas e atividades sensoriais vão conduzir os participantes pela exposição em cartaz “Mejtere: histórias recontadas”.
Atividades com Bruno Romã
Quarta-feira, 15 de janeiro, das 14h30 às 17h30
Confecção de máscaras
Classificação indicativa: crianças a partir de 6 anos e adultos.
Inscrições AQUI
Depois de uma breve apresentação sobre máscaras em diferentes culturas, o artista Bruno Romã propõe que os participantes explorem a criatividade com a confecção de uma máscara produzida com materiais de papelaria. A ideia é brincar e se divertir, experimentando a criação e o uso das máscaras.
Domingo, 19 de janeiro, entre 11h e 14h
Museu em movimento: oficina de bonecos articulados
Classificação indicativa: crianças a partir de 6 anos até adultos. Sem necessidade de inscrição, a atividade acontecerá para público espontâneo durante o horário previsto.
Nessa oficina os participantes vão explorar o museu atrás de animais, reais e imaginários, para depois transformá-los em bonecos articulados de papel. Inspirando-se em obras e narrativas do museu, essa atividade propõe um diálogo entre o acervo do MUPA e o fazer artístico do próprio participante, independentemente da idade.
Serviço:
Programação gratuita do Núcleo Educativo do MUPA para crianças e adolescentes durante as férias escolares
De 12 a 23 de janeiro, sempre aos domingos, terças, quartas e quintas-feiras
Museu Paranaense ‒ Rua Kellers, 289, São Francisco ‒ Curitiba
Entrada gratuita