Museu Paranaense lança catálogo do primeiro Programa Público neste sábado

Material registra e celebra o resultado da programação, que explorou a relação entre humanos e plantas por meio de atividades como oficinas de remédios naturais, pintura corporal indígena e apresentações sobre agrobiodiversidade e domesticação de plantas, entre outras atividades.
15/08/2024 - 14:10

O Museu Paranaense (MUPA) lança neste sábado (17), às 16h, o catálogo da primeira edição do projeto bienal Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”. Realizado em 2022, o programa promoveu 44 ações, incluindo oficinas, palestras e intervenções artísticas, impactando mais de 20 mil pessoas ao longo de quatro meses.

Esse material registra e celebra o resultado da programação, que explorou a relação entre humanos e plantas por meio de atividades como oficinas de remédios naturais, pintura corporal indígena e apresentações sobre agrobiodiversidade e domesticação de plantas. É um compilado heterogêneo, assim como a proposta do projeto, com transcrições de falas de artistas e pesquisadores, receitas, listas de plantas, relatos e ensaios, fotografias e textos inéditos de participantes.

O lançamento do catálogo acontece junto à mesa de conversa “Peixe, pessoa, pesca”, com o artista Jonathas de Andrade e a museóloga Gleyce Kelly Heitor, parte da programação da segunda edição do Programa Público. Serão distribuídos gratuitamente 30 exemplares do catálogo por sorteio entre os visitantes, além da disponibilização online no site do MUPA.

PROGRAMA PÚBLICO – O Programa Público é um projeto experimental do MUPA, que tem como objetivo convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. A cada dois anos, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar.

Desde maio deste ano está em sua segunda edição, “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”, e até o dia 24 de agosto se aprofunda nas linguagem transversais do corpo, completando a programação com mais de 60 eventos.

A ideia é que o público possa experimentar, aprender, conhecer e sentir de forma ampla o que é apresentado, a fim de enriquecer sua vivência intelectual, emocional e cultural, não apenas em escala pessoal, mas de experimentação coletiva.

Serviço:

Lançamento do catálogo “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” – Primeiro Programa Público do Museu Paranaense

Data: 17/08, sábado

Museu Paranaense - Rua Kellers, 289 - São Francisco – Curitiba