Museu Paranaense inaugura mostra individual de Nina Lins no Espaço Vitrine

Apresentação ao público será neste domingo (30), às 10 horas. A partir de anúncios de venda online, a artista ressignifica a representação da escultura grega Vênus de Milo, obra icônica da Grécia Antiga pertencente ao acervo do Museu do Louvre, em Paris.
Publicação
24/06/2024 - 17:28
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Museu Paranaense (MUPA) apresenta ao público neste domingo (30), a partir das 10h, a primeira proposta selecionada no IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, a instalação “Vênus de Milo (Souvenir)”, da artista e designer gráfica Nina Lins. A abertura é gratuita e livre para todos os públicos.

O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e pesquisa em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação, em exposições gratuitas dentro do próprio museu.

A partir de anúncios de venda online, a artista Nina Lins ressignifica a representação da escultura grega Vênus de Milo, obra icônica da Grécia Antiga pertencente ao acervo do Museu do Louvre, em Paris. A escultura é fragmentada em chaveiros de isopor, em um exercício de desgaste de códigos, como o significado da Vênus de Milo enquanto obra de arte, ideal de beleza e harmonia, e seu valor histórico e comercial. Assim, “Vênus de Milo (Souvenir)” propõe uma reflexão sobre construção de memória, capitalismo, valor e consumo no mercado da arte.

Esta é a primeira vez que Nina Lins expõe em Curitiba. "Para mim é uma honra estar participando do Edital de Ocupação do Espaço Vitrine no Museu Paranaense, que é referência dos museus públicos brasileiros e referência em um cruzamento de áreas diferentes entre antropologia, história e arte contemporânea", afirma a artista.

Segundo a pesquisadora, professora e curadora Fabrícia Jordão, autora do texto crítico da exposição, “ao colocar em relação duas historicidades, o início do século XIX, quando a Vênus foi encontrada, e a contemporaneidade, com a produção dos souvenirs, a artista provoca debates sobre modernidade, colonialidade, capitalismo e neocolonialismo”.

SOBRE A ARTISTA – Nina Lins é bacharel em Artes Visuais pela ECA/USP (2019). Participa do grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte, coordenado pela artista e professora Dora Longo Bahia. Em 2021, foi indicada ao Prêmio Pipa, maior prêmio brasileiro no campo das artes visuais. Em seu trabalho, Nina busca pontos de contato entre artes e design gráfico. Lida com a cópia e o desgaste de imagens icônicas dos universos artístico e gráfico, seu estatuto de mercadoria e a sua circulação em outros contextos.

Desde 2021 é diretora de arte da revista seLecT_ceLesTe, designer da revista ARS (PPGAV-ECA/USP) e assistente da artista Dora Longo Bahia. Participa do projeto Firma Gráfica com Thais Suguiyama e Pedro Andrada. Participou de diversas exposições coletivas no Centro Universitário Maria Antônia (SP), Centro Cultural da Diversidade (SP), na Galeria Vermelho (SP), na Galeria Saenger (Cidade do México), entre outros.

Serviço:

Abertura da exposição “Vênus de Milo (Souvenir)”, de Nina Lins

Data: domingo, 30 de junho

Horário: 10h

Local: Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba

Entrada gratuita

www.museuparanaense.pr.gov.br e @museuparanaense

GALERIA DE IMAGENS