Museu Oscar Niemeyer oferece oficinas e visitas mediadas gratuitas em agosto

Para participar não é necessário conhecimento prévio em arte. As atividades do período da tarde contarão sempre com intérprete de Libras. As ações ocorrem às quartas-feiras, dia de entrada gratuito no museu.
31/07/2024 - 14:50

O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá durante todo o mês de agosto oficinas e mediações gratuitas. Para participar não é necessário conhecimento prévio em arte. As atividades do período da tarde contarão sempre com intérprete de Libras e as ações ocorrem às quartas-feiras, dia de entrada gratuito no museu.

A oficina “Laboratório de Experiências: Relevos em Papel” acontecerá no dia 7, em duas sessões: às 10h30 e às 14h30. Nessa atividade, o público poderá conhecer as diferentes texturas e formas da criação no papel. A inspiração foi a obra “Coleóptera”, do artista Willian Santos, que integra a mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro”, em exibição na Sala 11. A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

A primeira visita mediada será no dia 14, às 15h, na exposição “O Jardim – Efrain Almeida”. O encontro é uma oportunidade de diálogo entre o público e a equipe de educadores do MON com o objetivo de ampliar as percepções e experiências com as exposições. O acesso é livre para todos os públicos.

A atividade “Criação de Zine” acontecerá no dia 21, com duas sessões: às 10h30 e às 14h30, com duração de 1h30. Os participantes poderão criar zines utilizando colagens, desenhos e escrita para expressar sua voz e identidade. A ação é inspirada nas obras da artista Rosana Paulino, que estão na exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”. A oficina é recomendada para maiores de 7 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

No dia 28, o MON oferecerá ao público a mediação na mostra “German Lorca, Mestre da Fotografia”, às 15h. A ação, realizada pela equipe do MON, será uma oportunidade de mergulhar nas fotografias de German Lorca – ao longo de seus 70 anos de trabalho – e no seu olhar afetivo ao registrar o mundo.

INSCRIÇÕES – Em todas as atividades, as inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas a lotação. As atividades que acontecerão no período da tarde (oficinas e mediações), contarão sempre com intérprete de Libras.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana.

No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Laboratório de Experiências: Relevos em Papel

Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Inscrições liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, sujeitas à lotação.

Criação de Zine

Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Mediações

“O Jardim – Efrain Almeida”

Ponto de Encontro: Sala 2

A atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

German Lorca, Mestre da Fotografia

Ponto de Encontro: Sala 1

Inscrições sempre liberadas com 15 minutos de antecedência, por ordem de chegada e sujeitas à lotação.

Endereço:

Museu Oscar Niemeyer