O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a exposição “Ásia: a Mão do Povo”, a partir de 14 de setembro, em Cascavel. A mostra é um recorte inédito, com mais de 160 obras, da coleção de arte asiática que faz parte do acervo do Museu. A curadoria é de Fausto Godoy e a curadoria adjunta de Marco Baena.
A iniciativa faz parte da política cultural do Paraná de promover e incentivar a descentralização e democratização da arte e da cultura em diversas regiões do Estado, levando as coleções permanentes para fora do museu.
“Essa nova movimentação do MON Cascavel demonstra um amadurecimento do Museu em consonância com as instituições mundiais: um museu que não se limita ao seu espaço físico. Na outra ponta, o grande presente para a população da região Oeste, que pode agora ter acesso a esse rico acervo”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira.
A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, explica que, mais uma vez, o Museu Oscar Niemeyer extrapola os limites de suas paredes, democratizando o acesso a seu acervo e alcançando públicos ainda maiores. “Com a chegada da exposição 'Ásia: a Mão do Povo' a Cascavel, o MON legitima este espaço em que, desde o ano passado, compartilha parte de seu grandioso acervo”, complementa.
Ela lembra que um recorte da coleção de arte africana do Museu esteve em cartaz no mesmo local de 2022 a 2023. “É importante destacar que tal iniciativa, de descentralizar as artes, não seria possível sem o olhar especial que o Estado do Paraná, especialmente por meio da Secretaria da Cultura, tem dedicado a esse importante setor”, diz.
O MON integra hoje o rol dos grandes museus internacionais. O seu acervo quintuplicou nos últimos anos, chegando a 14 mil obras de arte, e se tornou mais abrangente. A doação de quase 3 mil obras asiáticas pelo diplomata Fausto Godoy foi fundamental nessa trajetória.
Curador da exposição “Ásia: a Mão do Povo”, Godoy explica que o objetivo é mostrar as variadas formas como a alma asiática se manifesta. “É um povo que percebe o mundo de forma holística; não faz distinção entre a beleza de um móvel, de uma vestimenta ou de um utensílio”, comenta. “Há tanta beleza e magia em um quimono, em uma tigela ou em uma cadeira, por exemplo, quanto na pintura ou escultura de um grande artista”.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
"Ásia: a Mão do Povo"
Teatro Municipal de Cascavel – Complexo Cultural Sefrin Filho
Abertura: 13 de setembro, às 19h