Museu Casa Alfredo Andersen promove diálogos artísticos com convidados nesta semana

. Com entrada livre e gratuita, essas atividades programadas para os dias 22 e 23 de maio refletem o compromisso do museu em fomentar o conhecimento artístico e movimentar o espaço museal com diálogos culturais e educativos. 
Publicação
20/05/2024 - 15:10
Editoria

O Museu Casa Alfredo Andersen promove dois eventos que dialogam com as exposições em cartaz no museu nesta semana. Além da apreciação da arte e das produções artísticas paranaenses, eles fazem alusão ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. Com entrada livre e gratuita, essas atividades programadas para os dias 22 e 23 de maio refletem o compromisso do museu em fomentar o conhecimento artístico e movimentar o espaço museal com diálogos culturais e educativos. 

Na quarta-feira (22), das 14h às 15h30, o museu recebe a pesquisadora e curadora da exposição "Apresentando os Gêneros da Pintura Pelas Obras de Alunos de Alfredo Andersen", de Rosemeire Odahara Graça, professora da Faculdade de Artes do Paraná (Unespar), para uma conversa aberta ao público, intitulada "Gêneros Artísticos e os discípulos de Andersen".

No bate-papo, a pesquisadora explora a história da pintura, a história da arte paranaense e os diversos gêneros artísticos analisando as obras e pinceladas de alguns alunos de Alfredo Andersen, como Theodoro De Bona, Maria Amélia D'Assumpção e entre outros. Acompanhada das obras em exposição, Rosimeire abre uma provocação sobre a trajetória desses artistas e o impacto que Andersen teve em suas carreiras.

Na quinta (23), das 16h às 18h, o museu promove um bate-papo múltiplo com um grupo de artistas e pesquisadores que discutirão as diversas formas de percepção e interpretação do mundo ao redor. Mediado pela artista, pesquisadora, orientadora e curadora da exposição "Eu e o Mundo" Uiara Bartira, integram a roda o poeta curitibano Álvaro Posselt, a crítica e curadora de arte Ana Mondini, o artista visual, advogado e diretor do Museu Casa Luiz Gustavo Vardânega Vidal, e o desenhista, pintor, gravador e professor de gravura Pedro Goria.

A roda de conversa traz uma troca das diversificadas perspectivas de cada participante sobre o ato de viver, ver e interpretar a realidade em diferentes formas de expressão artística e crítica, além do valor acadêmico e prático. Além de estimular o debate e a reflexão, o evento fornecerá certificados de horas complementares para os ouvintes.

GALERIA DE IMAGENS