Museu Casa Alfredo Andersen anuncia novo residente artístico: João Paulo de Carvalho

João Paulo, que já foi aluno e também professor da Academia Alfredo Andersen, começou os primeiros dias da residência confeccionando os próprios materiais de trabalho, como suas tintas de tom monocromático e telas em tecido cru. O foco principal é a exploração da paisagem contemporânea e suas múltiplas facetas.
18/08/2023 - 16:50

O Museu Casa Alfredo Andersen divulgou nesta sexta-feira (18) o nome do seu novo residente artístico, o artista visual João Paulo de Carvalho. Até 04 de setembro, o artista produzirá uma série de estudos artísticos e obras diretamente no Ateliê Alfredo Andersen, lugar de criação anexo ao museu.

Com uma abordagem que explora a interseção entre o tempo, a experiência e a paisagem, João Paulo, que já foi aluno e também professor da Academia Alfredo Andersen, começou os primeiros dias da residência confeccionando os próprios materiais de trabalho, como suas tintas de tom monocromático e telas em tecido cru.

“Na residência estou tendo outra dinâmica”, diz João, que no processo de ambientação percebeu que a residência mudou sua questão com tempo em comparação com seu trabalho em seu ateliê particular, o Ateliê 39.

Durante a residência, o artista irá preencher o diário de bordo, que deverá ser entregue ao final do período e será incorporado ao acervo do museu.

O foco principal é a exploração da paisagem contemporânea e suas múltiplas facetas. O artista adentra essa temática com uma abordagem peculiar, unindo técnicas de desenho e pintura para criar uma narrativa visual que reflete as complexidades da atualidade.

"A paisagem está cada vez mais no centro das questões do nosso tempo. Ela é um ponto de convergência para debates situacionais e experimentações. Em um mundo marcado por mudanças climáticas, disputas territoriais e desafios ambientais, a paisagem se torna um assunto que reflete nossa realidade", afirma.

As obras de Carvalho capturam a essência dessa reflexão, combinando elementos de pintura com imagens e referências contemporâneas. Ele explora a dualidade entre a beleza e o desconforto, criando uma atmosfera distópica que convida os espectadores a questionar e refletir sobre as nuances da paisagem moderna.

O legado de Alfredo Andersen também exerce uma influência sobre a abordagem. O artista diz que, ao se inspirar nas observações imersivas de Andersen sobre a paisagem, ele busca dar continuidade a essa tradição de análise visual e exploração conceitual.

"A relação com Andersen não é meramente biográfica, mas também conceitual", ressalta João. "É um desdobramento natural da forma como ele abordou a paisagem em sua época. Inspirado por sua obra, busco expandir essa observação da paisagem, trazendo-a para o contexto contemporâneo e explorando novas perspectivas."

Enquanto João Paulo de Carvalho trabalha em sua residência artística, os visitantes do museu também terão a oportunidade de testemunhar suas produções in loco. O público geral e diferentes grupos educativos podem visitar o artista nas terças de manhã, nas quartas e sextas, e agendando a visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.

Serviço:

Residência artística de João Paulo de Carvalho