A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou ações de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (12) nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. A iniciativa faz parte da campanha do Governo do Estado, de vacinação De Domingo a Domingo.
Nesta sexta-feira (11), o governador Carlos Massa Ratinho Junior reforçou a importância da aceleração da vacinação em todas as Regionais de Saúde.
“As Regionais de Saúde acataram o pedido do governador e estão atuando em apoio aos municípios para reforçar as ações de imunização e fazer a vacina chegar até a população o mais rápido possível”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A Sesa emitiu uma nota técnica nesta sexta-feira (11) autorizando a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. A decisão do Governo do Estado se baseia nos dados de mortalidade materna que mostram que só nos primeiros cinco meses deste ano 67% dos óbitos estão ligados à Covid-19.
Neste sábado (12), o município de Irati registrou grande procura pela imunização neste grupo. “É muito emocionante ver essas mulheres correndo em busca da vacinação, logo após a nova orientação da Sesa. Não há dúvidas de que havia um grande desejo dessas gestantes e puérperas pela imunização”, afirmou o diretor da 4ª Regional de Saúde de Irati, Walter Trevisan.
- Paraná abre vacinação para população geral acima de 40 anos
- Paraná volta a incluir gestantes sem comorbidades na vacinação
MAIS DOSES – O Governo do Estado enviou nesta semana 182.520 doses de vacina da Pfizer/BioNTech para as 22 Regionais de Saúde do Estado, sendo 37.440 na segunda-feira (7), 145.080 nesta sexta-feira (11).
O Paraná aguarda na próxima semana o envio de pelo menos 150 mil doses da vacina da Janssen. O Ministério da Saúde informou que iniciará a distribuição dessas doses aos estados a partir de quarta-feira (16). Este será o primeiro lote do imunizante fabricado pela Johnson & Johnson distribuído no Brasil.