Munhoz de Mello terá obra para solucionar erosão em terreno vizinho à PR-550

Novo sistema de bueiros de concreto e caixas coletoras vai levar águas para longe dos espaços atingidos por erosão, resolvendo o problema e preservando a rodovia e lotes lindeiros.
Publicação
21/11/2023 - 16:30

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), licita a implantação de um emissário de águas na PR-550, em Munhoz de Mello, na região Noroeste. A obra, que consiste em uma série de bueiros de concreto e caixas de contenção, será executada no km 7+575, para resolver a erosão que atinge a faixa de domínio da rodovia e lotes lindeiros. O investimento é de R$ 382 mil.

A licitação acontece na modalidade Concorrência Pública, em que é declarado vencedor o participante que apresentar a proposta de preço mais vantajosa para a administração pública, e que tiver sua documentação habilitada. A abertura dos envelopes de preços está marcada para 18 de dezembro, na sede da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, em Maringá.

Após análise das propostas, a comissão de licitação da superintendência vai publicar um resultado, classificando as participantes para a próxima etapa, a abertura dos envelopes com documentação.

BUEIROS – A obra vai aproveitar um bueiro já existente no trecho da rodovia, mas cuja vazão excessiva de água é destinada a lote lindeiro, local onde estão pontos de erosão, que tendem a piorar com as chuvas constantes.

Este bueiro será ligado, por meio de caixa coletora, a sete outros bueiros simples tubulares de concreto, eles próprios conectados por caixas coletoras, em uma extensão de 231 metros, levando as águas até região de mata, mais resistente a erosão.

A execução da obra irá exigir terraplenagem nos locais por onde passará o emissário, execução de berço de concreto para receber as peças dos bueiros e as caixas, preenchimento dos espaços ao lado dos bueiros com rachão, e cobertura destes espaços com solo e enleivamento (plantio de grama). Com a obra também serão corrigidos os pontos de erosão existentes, que ficam a cerca de 100 metros da rodovia.

O prazo de execução, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 90 dias corridos, sem previsão de interdição da rodovia.

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