Mulheres ocupam 40%
dos cargos no Tecpar

O Instituto de Tecnologia do Paraná promoveu nesta sexta-feira (8) um evento para homenagear as colaboradoras que contribuíram para o desenvolvimento do instituto ao longo dos seus 78 anos. Hoje, apenas nos cargos de gerência são 18 mulheres, totalizando 45% do total.
Publicação
08/03/2019 - 14:00

Confira o áudio desta notícia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) comemorou o Dia Internacional da Mulher com uma homenagem às colaboradoras que contribuíram para o desenvolvimento do instituto ao longo dos seus 78 anos. Aproximadamente 100 mulheres participaram do evento realizado nesta sexta-feira (8) no auditório do Campus CIC, em Curitiba.

O diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, enfatizou a importância das mulheres que, tanto no passado quanto atualmente, ajudaram a posicionar o Tecpar como uma renomada instituição paranaense. “Alinhados ao Governo do Estado, que busca cada vez mais a valorização da mulher em espaços públicos, o Tecpar trabalha para a igualdade de gênero no âmbito corporativo, valorizando o trabalho e reforçando o combate à discriminação”, destaca.

Atualmente o Tecpar conta com 157 mulheres em seu quadro funcional, o que representa cerca quase 40% da força de trabalho. No corpo gerencial, são 18 mulheres ocupando cargos de gerência, totalizando 45% do total.

Cammarota destacou ainda que, pela primeira vez em sua história, o Tecpar uma mulher ocupa a Diretoria Executiva. Danielle Portela assumiu o cargo de diretora comercial em janeiro deste ano, no início desta gestão. “Nestes 78 anos de história do Tecpar vemos as pegadas de mulheres que contribuíram para um mar de conquistas, e cada uma delas é importante. Sou grata ao nosso diretor-presidente e ao Governo do Estado pela oportunidade de fazer parte desta história”, disse Danielle.

HOMENAGEM - As homenagens em reconhecimento ao trabalho das mulheres foram entregues pelo diretor-presidente e pela diretoria executiva do Tecpar a 19 colaboradoras que em 2019 completam entre 33 e 42 anos de carreira no instituto. São técnicas, pesquisadoras, profissionais das áreas comercial, administrativa, financeira e de informática, além de outras áreas de apoio.

As colaboradas que atualmente trabalham no instituto também foram reconhecidas. Em fevereiro, elas foram motivadas a registrar seu trabalho por meio de fotos, enviadas posteriormente à organização do evento. Ao mesmo tempo, foi feita uma pesquisa interna para promover o resgate histórico das mulheres que trabalharam na instituição desde a sua fundação. O resultado dos trabalhos foi apresentado em um vídeo, ao final do encontro.

HISTÓRIA - Entre as homenageadas está a farmacêutica Carmen Etsuko Kataola Higaskino, colaboradora do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente. Em 1980, aos 23 anos, ela chegou ao Tecpar como estagiária, sem grandes pretensões. Aos poucos, foi se aperfeiçoando e se destacou, até ser nomeada como colaboradora efetiva na função que exerce há 37 anos.

“O Tecpar faz parte da minha história, da minha vida. Lembro de todas as metodologias que ajudamos a implementar e projetos importantes que participei. Cheguei aqui solteira, hoje sou casada e tenho dois filhos, um formado e outro prestes a se formar. Sou uma mulher realizada”, diz Carmen.

Com orgulho, ela lembra que há cerca de dez anos participou do projeto do primeiro Biossistema Integrado do Paraná, que permite o aproveitamento total dos dejetos suínos, transformando-os em novos produtos como o biogás, nutrientes para a piscicultura e adubo para plantações, eliminando quase que totalmente a contaminação ambiental.

Também foi no Tecpar que a farmacêutica cultivou amizades duradouras, e onde teve a oportunidade de treinar estudantes e encaminhá-los para o mercado de trabalho. “Muitos estagiários que passaram por aqui hoje despontam no mercado, até fora do país”, conta.

GALERIA DE IMAGENS