Angélica Garcia tem 34 anos e sempre acreditou que os cuidados com a beleza podem devolver a autoestima e empoderar outras mulheres. Ao lado de outras 29 moradoras de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, ela recebeu na terça-feira (15) o diploma do Empreendedoras da Beleza, programa do Governo do Paraná em parceria com o Grupo Boticário e o Instituto Grupo Boticário. O programa cria oportunidades de trabalho e capacita profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O Empreendedoras da Beleza é uma contrapartida do Grupo Boticário aos investimentos feitos no âmbito do programa Paraná Competitivo. Pelo Governo do Estado, estão envolvidos o Gabinete da Primeira-Dama e as Secretarias da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).
“Quando entrei no curso pensei que poderia fazer da maquiagem a minha profissão. Foi uma virada de chave na minha vida, antes maquiava amigas, mas não me apresentava como maquiadora. Hoje faço isso com confiança, pois o curso me fez ter mais determinação, principalmente com as noções de empreendedorismo. Agora saberei cobrar pelo meu serviço”, celebra Angélica, que já vai ministrar um workshop de maquiagem no próximo dia 19, a partir do que aprendeu no Empreendedoras da Beleza.
Para receber o diploma, as mulheres participaram de 18 encontros formativos, totalizando 63 horas de curso. Todas as formandas saem com o certificado do curso Avançado de Maquiagem. Na cerimônia de formatura em Campina Grande do Sul, uma banca formada por servidores estaduais e representantes do Grupo Boticário escolheram duas alunas destaques durante a formação.
Jessica Cristina Santos, de 27 anos, foi uma delas. “Após uma gravidez de risco, o curso veio para mudar a minha vida. Agora pretendo focar em maquiagem social para formaturas e casamentos. Já tenho uma agenda para maquiar convidadas de um casamento em dezembro. No futuro quero abrir um estúdio na minha casa e fazer o dia das noivas ainda mais especial”, planeja.
INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO – A primeira-dama Luciana Saito Massa afirma que investir em cursos como este é uma forma de promover a inclusão e o desenvolvimento pessoal. “Queremos que todas as mulheres se sintam capacitadas para enfrentar os desafios do dia a dia com confiança. Cada uma de vocês é única e merece se sentir bonita e valorizada. Através da maquiagem, queremos resgatar a autoestima e proporcionar um novo olhar sobre si mesmas”, afirmou ela.
O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, reforçou que o curso também movimenta a economia. “Essa iniciativa gera oportunidade e dignidade para centenas de mulheres paranaenses que, com formação, podem se inserir no mercado de trabalho e constituir seu próprio negócio”, disse ele.
Já Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, explica que o curso se enquadra no propósito da empresa de transformar a vida das pessoas pela beleza. "O programa Empreendedoras da Beleza é um dos nossos principais alicerces para impulsionar o empreendedorismo e contribuir para a redução da desigualdade social através da capacitação profissional. Queremos, através desses cursos, empoderar as mulheres em situação de vulnerabilidade para que elas sejam cada vez mais e de uma forma próspera, protagonistas da própria história”, conclui.
Os cursos de empreendedorismo para o mercado da beleza já formaram 664 mulheres em 26 turmas desde maio.
Confira as próximas turmas:
18/10 em Mandirituba - Curso Básico de Maquiagem – Duração - 8h
25/10 em Piên - Curso Básico de Maquiagem - Duração: 8h
04/11 em Curitiba - Curso Avançado de Maquiagem - Duração: 63h
As inscrições podem ser feitas AQUI.