As obras da duplicação da Avenida Portugal, em Umuarama, no Noroeste do Paraná, estão em fase final. Muito esperada pela população e pelos motoristas, a obra foi planejada para estimular o desenvolvimento da região do Jardim Cruzeiro e bairros próximos e garantir mais segurança à avenida, que é uma rota alternativa do centro da cidade ao shopping, às empresas locais e à nova rodoviária.
O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 5 milhões, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, com crédito do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha operacionalizada em parceria pelo Paranacidade e Fomento Paraná. A etapa atual da obra é de implantação da sinalização vertical e horizontal.
- Na segunda fase de construção, Contorno de Wenceslau Braz vai acabar com transtorno na cidade
-
Com investimento de R$ 543,4 milhões, Paraná tem oito novos contornos em construção
A Avenida Portugal, que era uma pista simples, se transformou em duas vias de cada lado, em mão dupla, com canteiro central e iluminação em LED. Na instalação das luminárias em LED (78 conjuntos de postes com braços ornamentais duplos em 156 luminárias) o investimento foi de mais de R$ 890 mil.
A obra engloba os serviços de galerias pluviais, terraplenagem, meio-fio, retornos, calçada para a caminhada de pedestres ao lado da ciclovia preexistente, paisagismo e sinalização.
MODERNIZAÇÃO DE ROTA – O engenheiro civil Renato Caobianco, diretor de Obras da prefeitura de Umuarama, destaca que, além de melhorar esse importante acesso ao centro, a obra modernizou uma das rotas mais utilizadas por caminhões vindos do Paraguai e Mato Grosso do Sul.
“A obra vai beneficiar o escoamento do tráfego nas principais saídas da cidade: para Serra dos Dourados, que leva ao Mato Grosso do Sul, para Maringá, que leva a todo o Norte do Paraná, e também a saída para Maria Helena. Vamos agilizar todo esse trânsito e beneficiar a população da cidade”, explicou.
OBRA – São mais de 41 mil metros quadrados de pavimentação, entre asfalto novo e recomposição do pavimento antigo. A duplicação se estende por 2,7 quilômetros a partir da rua Monteiro Lobato até o trevo da rodovia PR-482. Apesar de destinada ao trânsito urbano, a via recebe veículos pesados, inclusive caminhões canavieiros.
Em alguns pontos o tipo de asfalto projetado não resistiu ao uso, sofrendo ondulações e solapamento, o que é natural do processo de finalização da obra. “Foram feitos reparos nos trechos em que o pavimento apresentou problemas, após a liberação parcial do tráfego para ensaios tecnológicos, que fazem parte da etapa final da obra”, explica o engenheiro civil Jefferson da Silveira, chefe de fiscalização de obras públicas da prefeitura de Umuarama.
A nova capa asfáltica foi reforçada – nos pontos onde a resistência é mais exigida – com polímeros em sua composição, para aumentar a elasticidade do pavimento e evitar o rompimento e o acúmulo nas margens, notado diante do tráfego pesado.
O serviço é realizado pela Sotram Construtora e Terraplenagem com acompanhamento técnico e laboratorial da empresa Consolotec, contratada para assessorar a equipe técnica de engenharia municipal, atestando a qualidade do pavimento através de ensaios técnicos normativos.