A mostra “Ai Weiwei Raiz”, que está no Museu Oscar Niemeyer (MON), recebeu nesta segunda-feira (17) o troféu de Melhor Exposição Internacional de 2018, pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).
A cerimônia aconteceu no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e premiou os melhores nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.
“Ai Weiwei é reverenciado como um dos principais nomes da cena contemporânea mundial, devido ao notório interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas”, disse a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. Segundo ela, é muito gratificante o MON possibilitar o acesso dos paranaenses e de todos os visitantes do Museu à sua tão significativa obra”, acrescenta.
Promovida pelo MON e apresentada pela Copel, a exposição “Ai Weiwei Raiz” em Curitiba foi viabilizada pelo Governo do Paraná. Para a montagem, o Museu Oscar Niemeyer destinou o seu principal espaço expositivo, o “Olho”, o que a tornou única. Esta é a primeira temporada brasileira de exposições da obra de Ai Weiwei no Brasil. A mostra apresentada no MON reúne mais de 60 obras do artista.
SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer pertence ao Estado do Paraná, e abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina.
No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço: Exposição “Ai Weiwei Raiz”.
Data: Até o dia 28 de julho.
Local: Espaço Olho Rua Marechal Hermes, 999 Curitiba – Paraná.