Monólogo “E vocês, quem são?”, de Samuel de Assis, sobe ao palco do Guairinha em agosto

Texto da peça é do dramaturgo e roteirista Jonathan Raimundo e definida como um grito de liberdade de pessoas pretas. Espetáculo acontece às 20h30 dos dias 2 e 3 de agosto e às 19h do dia 4.
29/07/2024 - 16:40

Nas noites de 2, 3 e 4 de agosto, o Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha, que compõe o complexo do Teatro Guaíra, será palco do monólogo “E vocês, quem são?”, dirigida e encenada por Samuel de Assis. A peça foi escrita pelo dramaturgo e roteirista Jonathan Raimundo e definida como um grito de liberdade de pessoas pretas ao questionar o lugar ocupado pela branquitude em uma sociedade desigual.

A peça é escrita pelo dramaturgo e roteirista Jonathan Raimundo e classificada pelo diretor como um grito de liberdade de pessoas pretas ao questionar o lugar ocupado pela branquitude em uma sociedade desigual. “É um desabafo de dor, desespero, de basta e de liberdade. É um questionamento para aqueles que nunca foram questionados: os brancos. Nós, negros, ainda precisamos gritar pra eles: e vocês, quem são? Eu espero que a peça faça com que eles comecem a se perguntar”, afirma Assis.

O espetáculo solo parte de questionamentos recorrentes e debates atuais sobre raça, gênero, com um apanhado histórico do Brasil, além de promover uma reflexão sobre Machado de Assis, um dos maiores autores negros brasileiros. “E eu acredito que sou um homem melhor e mais forte depois desse espetáculo, que é feito pra todo mundo – pra quem é branco, preto, amarelo, quem está vivo”, reflete o ator e diretor.

A direção de arte do espetáculo é assinada por Marcio Macena, que criou uma cenografia minimalista composta apenas por um coração humano. Os figurinos foram criados pela marca de roupas Meninos Rei, de Junior Rocha e Céu Rocha, que marcam sua estreia no teatro. A confecção baiana, que estreou na São Paulo Fashion Week em 2021, foi escolhida por representar a ancestralidade e a autenticidade da população preta.

A trilha sonora, tocada ao vivo pelos músicos Cauê Silva e Leandro Vieira, reúne músicas de cantores e compositores pretos famosos, incluindo uma canção original do rapper Coruja BC1 e outra de Larissa Luz, que ainda assina a direção musical ao lado do coletivo Os Capoeira.

Serviço:

"E vocês, quem são?"

Apresentação: 2 e 3 de agosto (sexta e sábado), às 20h30; 4 (domingo), às 19h

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Duração do espetáculo: 1h15

Classificação: 14 anos