Produtos paranaenses e potenciais de investimentos no Estado tiveram destaque durante a Conferência Internacional Commodity Supply Chain. Realizado nesta semana em Limassol, na ilha de Chipre, o evento contou com a participação da Invest Paraná, agência do Governo do Estado de promoção e atração de investimentos.
Durante a conferência, o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da agência, Giancarlo Rocco, estiveram em busca de novos mercados para indústrias paranaenses. Para isso, contaram com um estande no evento, onde foram expostos produtos de mais de 10 empresas do Paraná.
Além disso, a Invest Paraná apresentou os potenciais do Estado em uma palestra. Rocco, que conduziu a apresentação, disse que o interesse dos empresários no Estado foi imediato.
“Depois que eu apresentei, tive algumas abordagens na nossa mesa de empresas que se interessaram. A gente vai ter, na prática, provavelmente umas três ou quatro empresas novas que nos abordaram”, referindo a uma futura instalação no Paraná ou à compra de produtos paranaenses.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS - Promovida pelo grupo Indevco, a conferência teve como foco a eficiência e redução do impacto ambiental na cadeia de suprimentos. Além de palestras e painéis de discussão, o evento conectou empresários e investidores de diversos países, o que permitiu que a Invest Paraná realizasse, durante os dias de missão internacional, uma série de reuniões estratégicas com agentes interessados principalmente nos setores de papel e celulose e de biogás e biomassa.
Segundo Giancarlo, uma das empresas do Grupo Indevco apresentou a eles o trabalho que já tem realizado e demonstrou interesse em investir no Paraná, seja levando solução para o setor de biocombustíveis ou investindo em usinas.
Giancarlo avalia positivamente as agendas e planeja os próximos passos. “Trouxe oportunidades para o Paraná como papel e celulose, mas também foram apresentadas tecnologias para biogás e biomassa, em que o nosso estado tem potencial enorme na geração de energia. Nós podemos explorar juntamente a esses investidores, os quais já convidamos a nos ajudar a trazer esse tipo de tecnologia para a implantação”, relata o diretor.
Durante a missão Chipre, a Invest Paraná também assinou um Memorando de entendimento com a Invest Chipre (Invest Cyprus). A parceria estabelecida entre as duas agências deve colaborar com as relações bilaterais entre Chipre e Paraná e facilitar o aporte de recursos estrangeiros direto no Estado, através do fornecimento de informações práticas de investimentos e mercados.
Apesar de ser uma ilha com pouco mais de 900 mil habitantes, o Chipre é integrante da União Europeia e possui localização estratégica, sendo visto como uma porta de entrada não apenas ao mercado europeu, mas também ao Oriente Médio.
A intensão, segundo Rocco, é que o Chipre viabilize parcerias e benefícios com outros mercados. “Com a Invest Cyprus a gente tem um potencial também de ajudar a estruturar as exportações para países da União Europeia, usando o Chipre como um hub para esses países, mas também para o Oriente Médio. Poderíamos usar as regras e benefícios que tem na União Europeia para poder distribuir produtos nossos”, explica.
O diretor ainda salienta que, assim como a parceria firmada com a Invest Cyprus, outras são importantes para atingir novos mercados.
Ele explica que o Grupo Alta Rock, de Dubai, parceiro da Invest Paraná, também esteve no evento e demonstrou interesse em commodities e produtos industrializados. Por isso, ao final da missão, as amostras de produtos paranaenses apresentados na conferência foram levadas pela empresa para prospectar negócios futuros.
“Nós também tivemos esse ponto chave com algumas reuniões estratégicas com o Grupo Alta Rock. Agora é ajudar no desenvolvimento até conseguir que os empresários exportem seus produtos”, destaca Rocco.
TEMA DE ENCONTRO - O vice-governador Darci Piana recebeu na segunda-feira (21), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o embaixador da República do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou. Durante o encontro, eles discutiram a missão internacional da Invest Paraná ao país europeu, o potencial econômico e a atração de investimentos privados nos últimos anos no Paraná.
O embaixador também visitou a Invest Paraná na quinta-feira (24), quando pôde conhecer o trabalho da agência de atração de investimentos, além de tratar sobre o potencial do Paraná na produção de alimentos e bebidas, entre outros setores de interesse do Chipre.