Missal terá curso de encanadores, parte das obras de 54 km de redes coletoras

A capacitação será realizada no dia 16 de abril, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Escola do Trabalho, Rua Dom Pedro I, 225. Interessados podem fazer as inscrições na Agência do Trabalhador, no CRAS e também pelo WhatsApp.
Publicação
11/04/2025 - 11:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Estão abertas as inscrições para o Curso de Encanador da Sanepar em Missal. Esta é uma oportunidade de aprimoramento técnico para profissionais que trabalham com instalações hidráulicas. O curso é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas na sede da Agência do Trabalhador, no CRAS ou ainda pelo WhatsApp (44) 99148-7555.

A capacitação será realizada no dia 16 de abril, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Escola do Trabalho, Rua Dom Pedro I, 225. O objetivo é preparar os profissionais para executarem de forma segura e correta as ligações dos imóveis dos clientes à rede pública de coleta e tratamento, auxiliando para que o esgoto siga o curso correto até o sistema de tratamento, sem causar transtornos para os moradores ou danos ambientais por uma instalação inadequada.

Os participantes vão receber informações técnicas sobre as interligações dos imóveis ao sistema de saneamento, a verificação de níveis e de medições, instalação de caixas de passagens e de gordura e canalização adequada da água da chuva. O curso e todo o material didático fornecido é gratuito. Os participantes terão direito a almoço e receberão certificados.

A Sanepar também promove, na terça-feira (15), uma reunião com os moradores da cidade para falar sobre o andamento das obras de implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto e a importância da ligação correta entre os domicílios e a rede pública, além do uso adequado das instalações hidráulicas. O encontro será às 19h, na Escola Municipal Renascer, Rua do Ofício, 50.

OBRAS – O curso de encanador e a reunião comunitária fazem parte do Programa de Trabalho Social da Sanepar que segue em paralelo às obras de implantação do sistema de esgoto doméstico. Na cidade, por meio de convênio entre Sanepar, Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, estão sendo finalizadas as obras de instalação de mais de 54 quilômetros de rede coletora, duas unidades de bombeamento e cerca de 12 quilômetros de tubulações que levarão o esgoto coletado até a estação de tratamento.

Para essas obras, são investidos R$ 19,44 milhões, que irão beneficiar mais de 2.500 famílias que moram na região urbana de Missal.

GALERIA DE IMAGENS