Miniauditório do Guaíra recebe a peça de terror Pilar de Fogo, da CIA KÀ de Teatro

A experiência promete transportar o público para uma atmosfera sombria e imersiva, intensificando a narrativa distópica que compõe a estética visual da peça. Apresentações serão em 25 e 26 de outubro.
22/10/2024 - 14:33

Em outubro é celebrado o Dia da Bruxas e para os amantes do suspense a dica é o espetáculo de terror da CIA KÀ de Teatro: “Pilar de Fogo”, em montagem inédita com inovação tecnológica no uso de hologramas e projeção mapeada, fruto de uma parceria criativa com a Lumen Audiovisual. O espetáculo será no Auditório Glauco Flores de Sá Brito traz, o Miniauditório do Teatro Guaíra, nos dias 25 e 26 de outubro.

A experiência promete transportar o público para uma atmosfera sombria e imersiva, intensificando a narrativa distópica que compõe a estética visual da peça. De acordo com Kelvin Millarch, diretor do espetáculo, a ideia é utilizar recursos tecnológicos como forma de adequação às novas necessidades do público jovem acostumado às informações simultâneas e, ao usar essas estratégias, a obra teatral ganha novas dimensões imagéticas possibilitando inúmeras conexões com a plateia. “É desafiador juntar a atuação física com hologramas e iluminação, sonoplastias ao mesmo tempo, nestas diferentes atmosferas”.

O desejo era compor uma obra de arte e explorar os benefícios da tecnologia. A Lumen, empresa que tem com exclusividade as telas “holográficas” da Holo Gauze, fez a parceria com a Cia KÀ, companhia teatral independente da cidade. Inspirada nos contos de Ray Bradbury e na estética aterrorizante de H.P. Lovecraft e Zé do Caixão, “Pilar de Fogo” é uma jornada perturbadora que questiona a censura e o autoritarismo. A peça transporta os espectadores para um mundo no qual livros são proibidos e a manipulação da verdade prevalece.

O protagonista, William Lantry, interpretado por Saymon Wendell, enfrenta um regime opressivo enquanto protege a memória de grandes obras literárias. A jornada de William não só reflete questões contemporâneas sobre autoritarismo e poder, mas também convida o público a refletir sobre a relação entre a liberdade e a preservação da memória.

Após a estreia no Festival de Curitiba 2024, “Pilar de Fogo” já esteve em cartaz também na abertura da 38ª Semana da Cultura em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e também no Festival de Teatro de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. E agora em outubro a Cia KÁ retorna para uma minitemporada especial em comemoração ao Halloween.

SOBRE A CIA KÀ - A CIA KÀ de Teatro é um núcleo independente de desenvolvimento artístico de Curitiba, fundado em 2019 por Caio Frankiu e Kelvin Millarch, com o intuito de produzir espetáculos teatrais, audiovisuais e performáticos. Assim como a Faber-Castell, busca promover a criatividade e valorizar a cultura no país.

Serviço:

Espetáculo Pilar de Fogo

Datas: 25 e 26 de outubro

Horário: 20h

Local: Miniauditório Guaíra – Auditório Glauco Flores de Sá Britto – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro - Curitiba.

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) - R$ 15,00 (meia) - DeuBalada.