Meu Campinho: moradores de Pinhais ganham novo espaço para prática esportiva e lazer

Investimento total foi de R$ 372,7 mil, sendo R$ 320 mil do Governo do Estado. Programa permite que a comunidade use o espaço público para esporte e atividades de lazer.
08/10/2024 - 17:00

A Prefeitura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), inaugurou nesta terça-feira (08) mais uma unidade do programa Meu Campinho. O investimento total na obra foi de R$ 372.750,28, sendo R$ 320 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid). O recurso foi repassado via Transferência Voluntária, modalidade pela qual o município não necessita devolver aos cofres públicos. O valor restante foi de contrapartida municipal.

O empreendimento localizado na Rua Quinze De Novembro, no Centro, abrange calçada, iluminação e campo de grama sintética drenado, cercado por alambrado metálico e telas de polipropileno. O acesso é liberado à população de forma gratuita.

O diretor-geral da Secid, Valdomiro Hrysay, destacou os benefícios que o projeto traz à população. “É a transformação, a qualidade de vida que este programa traz a toda população, onde crianças não vão estar na rua, estarão seguras, protegidas e o mais importante, praticando esporte”, disse.

A moradora Jeniffer Luiza Gonçalves de Moraes foi conferir a nova obra junto com a filha Isabel. Ela disse estar feliz que agora os filhos podem brincar na praça com tranquilidade. “Antes eu tinha medo de trazer as crianças aqui. Agora ficou bem estruturado, bem seguro e muito bonito. O lugar ficou bem aproveitado e enquanto a minha filha brinca no parque, meu filho joga bola”, disse.

A engenheira Civil Camila Martinez, supervisora do Serviço Social Autônomo Paranacidade, explicou a execução do projeto. “Esse projeto de Pinhais é um módulo campo-grama, com aproximadamente 870 metros quadrados composto por campo de futebol com grama sintética, com traves, redes e cercado por alambrado e tela. Ao redor do campo foi feito calçamento e iluminação. Está localizado junto a uma praça que também possui equipamentos para lazer e atividade física”, disse.

Inspirado em um projeto da Alemanha, o programa tem o objetivo de reunir em um único lugar equipamentos que permitam a prática esportiva e atividades de lazer para toda a família, instalados em regiões periféricas das cidades. O intuito é que eles estimulem atividades mais saudáveis e também funcionem como espaços de convivência das comunidades beneficiadas. Cada projeto é desenvolvido de forma personalizada, adequado à disponibilidade de recursos e aos limites das áreas onde são instalados.