Mesa de conversa: MUPA recebe o artista Gustavo Piqueira e o filósofo Marcos Beccari

Tendo como ponto de partida as artes gráficas e a pintura, eles discutirão de que maneiras corpo, linguagem, materialidade e construção de sentido se conectam nas diferentes perspectivas e áreas de atuação dos convidados.
24/07/2024 - 14:53

O público do Museu Paranaense (MUPA) poderá acompanhar na próxima quarta-feira (31), às 19h, mais uma discussão que aprofunda as temáticas do corpo e suas múltiplas linguagens, dentro do II Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”. Gustavo Piqueira e Marcos Beccari participam da mesa de conversa “Concretudes do olhar: devolvendo corpo e sentido às imagens”.

Tendo como ponto de partida as artes gráficas e a pintura, eles discutirão de que maneiras corpo, linguagem, materialidade e construção de sentido se conectam, nas diferentes perspectivas e áreas de atuação dos convidados. O evento é gratuito, com distribuição de ingressos por ordem de chegada.

Gustavo Piqueira é artista gráfico, designer, pesquisador e escritor, com mais de 40 livros publicados nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design, história e tudo mais que encontrar pelo caminho.

À frente de sua Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de 500 prêmios recebidos. Também já recebeu premiações como escritor e como ilustrador. Atualmente é pesquisador residente da BBM/USP — Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo.

Marcos Beccari é artista, filósofo e professor, atuando no Curso de Design Gráfico da UFPR e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Doutor em Filosofia da Educação pela USP, mestre em Design e graduado em Design Gráfico, ambos pela UFPR, é também pesquisador do DEMO – Laboratório de Design-Ficção da ESDI/UERJ e do Lab_Arte – Laboratório experimental de Arte-Educação Cultura da FE-USP. Publicou e organizou mais de uma dezena de livros, além de produzir artigos regularmente nas áreas de artes, filosofia, educação e design.

PROGRAMA PÚBLICO – O Programa Público é uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. Para isso, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar.

Serviço:

Mesa de conversa com Gustavo Piqueira e Marcos Beccari

Data: quarta-feira (31), às 19h

Entrada gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada

Local: Museu Paranaense - Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba