O consumo de energia na área de concessão da Copel – que cobre 393 dos 399 municípios do Paraná – cresceu 1,6% no terceiro trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 7.342 GWh.
O chamado mercado fio da companhia inclui tanto a energia fornecida a consumidores cativos, atendidos pela Copel Distribuição, quanto consumidores livres, que são empresas com demanda maior que 500 kW, que optam por deixar o mercado regulado para negociar a compra de energia no Mercado Livre. Refletindo o avanço da produção industrial do Paraná, este segmento apresentou um crescimento de 6,6% no consumo de energia.
No mercado cativo, destaca-se o segmento residencial, com crescimento de 2,9% do consumo no período. O número de consumidores residenciais aumentou 2%, e chega hoje a 3,8 milhões de domicílios. No total, a Copel Distribuição a atende quase 4,8 milhões de unidades consumidoras no Paraná.
VENDAS - A Copel também divulgou o total de energia vendida pelo grupo em todo o Brasil, incluindo, além do mercado fio, também as vendas da Copel Geração e Transmissão, da comercializadora Copel Energia e dos seus parques eólicos. Estas vendas alcançaram 12.806 GWh no terceiro trimestre – um crescimento de 12% em relação ao ano passado.