O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) executa serviços de conservação na PR-340, em Castro, na região dos Campos Gerais. Os trabalhos acontecem no trecho de 5,72 quilômetros entre a PR-151 e o acesso para a cooperativa Castrolanda, e beneficiam os mais de 71 mil habitantes locais, além de toda a cadeia produtiva da região.
“Estamos trabalhando para manter as rodovias estaduais em boas condições e ao mesmo tempo garantindo grandes obras estruturantes. São investimentos de mais de R$ 120 milhões para construir o Contorno Norte de Castro e o viaduto no entroncamento da PR-151 com a PR-340” afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
Ele destacou que o contorno norte está saindo do papel com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “O viaduto é resultado do acordo de leniência entre a concessionária de pedágio e o Ministério Público, em que participamos apontando as obras mais importantes para preservar vidas nas rodovias”.
As melhorias na PR-340 são realizadas dentro do lote 3 do programa Conservação de Pavimentos (COP) do DER/PR, e representam um investimento de R$ 1,8 milhão.
Elas iniciaram pelos remendos executados nos pontos com trincas, buracos e ondulações. Foram remendos superficiais, que incluem a fresagem e recomposição do pavimento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), e remendos profundos, que integram também a substituição da sub-base do pavimento por uma nova camada de brita graduada a seco (BGS).
Também foi feita a reperfilagem, corrigindo deformações e selando fissuras, o que resulta em uma rodovia mais confortável. A sinalização horizontal está na fase final, com a pintura de linhas e faixas com tinta acrílica, e as equipe iniciaram os serviços na lateral da rodovia para facilitar a drenagem de água do pavimento para o terreno natural.
Diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti explica que esse trecho da PR-340 tem um tráfego de veículos intenso e os serviços do COP, que atacam todos os pontos críticos de uma rodovia, garantem que o pavimento permaneça em boas condições. “É mais segurança e conforto tanto para os castrenses dos bairros lindeiros, quanto para os trabalhadores da Castrolanda, e também para todos que acessam Castro por meio desta rodovia”.
Ele destaca que, com a implantação do novo contorno, ocorrerá uma redução do tráfego de longa distância no trecho, facilitando a manutenção do pavimento nos próximos anos.