Matrículas para o EJA precisam ser confirmadas por SMS

É necessário, primeiramente, acessar a Área do Aluno e informar o número do CGM (Código Geral de Matrícula) e o número de celular cadastrado na instituição de ensino.
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04/02/2021 - 12:00
Editoria

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Estudantes que fizeram a matrícula para EJA (Educação de Jovens e Adultos) para o ano letivo de 2021 precisam confirmá-la por meio de código recebido via SMS. É necessário, primeiramente, acessar a Área do Aluno (endereço abaixo) e informar o número do CGM (Código Geral de Matrícula) e o número de celular cadastrado na instituição de ensino. Então, um código será enviado por SMS para a conclusão da matrícula. Em caso de não recebimento do código, é possível que o CGM ou o número do celular estejam incorretos. É preciso, neste caso, ir até a escola para fazer as correções.  

O período de matrículas para novos estudantes da EJA teve início em 30 de novembro de 2020. A modalidade de ensino é direcionada aos jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade própria.

Há vagas para o Ensino Fundamental II (para alunos a partir de 15 anos) e para o Ensino Médio (para alunos a partir de 18 anos). É possível consultar quais Ceebjas (Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos) e escolas ofertam EJA em www.educacao.pr.gov.br/EJA. Mais informações sobre matrículas podem ser obtidas diretamente com a instituição de ensino.

MERCADO DE TRABALHO E ENSINO SUPERIOR — Zeni Moraes da Silva precisou interromper os estudos muito cedo. Mãe de quatro filhos, um deles com paralisia cerebral, não teve a possibilidade de estabelecer uma rotina de estudos. Mais tarde, quando os filhos atingiram maior independência, Zeni decidiu se matricular no Colégio Estadual Poty Lazarotto, em Curitiba, para concluir o Ensino Fundamental e o Médio. Hoje, ela é formada em Direito e cursa pós-graduação online.

“Eu terminava uma matéria e já me matriculava em outra. Foi muito bom! As salas eram próximas umas das outras, tinha o lanche da tarde… Mas o melhor foram as amizades com os professores, que deixaram muita saudade”, comenta Zeni. Seu plano, agora, é fazer um mestrado para dar aulas de Direito do Trabalho e Previdenciário. “Nunca é tarde para recomeçar, principalmente nos estudos”, afirma.

Outro exemplo é Kerly Limage, que em 2018 migrou do Haiti para o Brasil em busca de acesso à universidade. Sem saber falar português, ele se matriculou no Poty Lazarotto, onde aprendeu o idioma, além de ter aprimorado a língua inglesa e concluído as demais disciplinas em um ano. “Tínhamos pesquisa, exposições e muitas atividades em grupo. A escola trazia palestrantes e dava para aprender muitas coisas além das matérias. Com essas atividades, fiz amizades com colegas e melhorei a língua”, conta Kerly. Agora, ele cursa Letras — Português e Francês na UFPR (Universidade Federal do Paraná) e é professor de Inglês voluntário em uma casa de recuperação para dependentes químicos.

Já Poliana Souza Borges, que concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Cândido Rondon, também em Curitiba, fez, posteriormente, curso técnico em Enfermagem e um curso de Instrumentação Cirúrgica. Ela trabalha, hoje, em uma clínica de cardiologia e decidiu matricular o filho no mesmo colégio onde concluiu os estudos e onde é, agora, parte do conselho escolar. “A EJA foi muito importante, foi fundamental. É uma honra ver que os meus professores são, hoje, professores do meu filho”, diz.

MATRÍCULAS — Para se matricular, o estudante maior de 18 anos ou o responsável legal do estudante menor de idade deve entrar em contato com a instituição de ensino e verificar como solicitar a vaga — por e-mail, mensagem de texto, preenchimento de formulário online ou assinatura de requerimento de matrícula. É possível se matricular em até dois semestres diferentes, desde que em turnos distintos. As aulas da EJA começarão junto ao ano letivo da rede estadual, em fevereiro de 2021.

Assista este vídeo explicativo da EJA para saber mais. Mais informações sobre a modalidade de ensino em www.educacao.pr.gov.br/EJA.

Área do Aluno (seed.pr.gov.br).

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