A Sane, a mascote da Sanepar, virou atração no Litoral do Paraná e encantou a criançada com atividades educativas nas praias e em visita a duas escolas municipais em Pontal do Paraná. Os alunos estiveram com a equipe de educação socioambiental da Sanepar, que abordou questões de saneamento e sustentabilidade.
Na Escola Municipal Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho, no dia 8 de fevereiro, as atividades reuniram 160 alunos do 2º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, de manhã e à tarde. E no dia 15, na Escola Municipal Professor Ernesto Tavares de Campos, 150 estudantes participaram, também de manhã e à tarde.
As atividades foram finalizadas pela Sane, que recapitulou com as crianças os temas aprendidos e entregou brindes relacionados aos processos da Sanepar: funil para coletar o óleo de cozinha usado e assim não obstruir a rede coletora de esgoto; garrafinha de água para incentivar a reutilização e evitar copos plásticos; um ímã de geladeira que lembra atitudes de economia de água e, ainda, cartilha infantil com informações e jogos sobre os processos de saneamento.
A personagem foi idealizada como uma coruja, que tem asas, usa máscara de super-heroína, galochas e vestido azuis, da cor da Sanepar. A coruja, símbolo da sabedoria, foi escolhida porque a personagem explica os processos de tratamentos da água e do esgoto, de forma lúdica, para o público-alvo infantil.
A Sane carrega no peito o símbolo do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6, relativo à Água Potável e Saneamento a todos. A Sanepar é signatária do pacto dos ODS.
A partir do trabalho nas escolas de Pontal do Paraná, a Companhia irá estender essa atividade de educação socioambiental para escolas de outras regiões do Estado.